Todo mundo sabe que é importante escovar os dentes após as refeições ou, no mínimo, duas vezes ao dia. Mas, quanto tempo deve durar a escovação? Um antigo conselho diz que a atividade deve durar pelo menos dois minutos. Agora, porém, evidências apontam que esse tempo não é o suficiente para a limpeza dos dentes.

Escovar os dentes é fundamentel para remover a placa, micróbios que ficam na superfície dental. Ela se forma através do acúmulo de bactérias, fungos e vírus. Ela cresce com mais facilidade em áreas ásperas do dente, como obturações, por exemplo, e em áreas difíceis de alcançar com uma escova, e volta a se formar poucas horas após a escovação.

Leia mais:

Para remover o máximo possível de placa é preciso mais tempo, com os melhores resultados em escovações que levam de três a quatro minutos. Os dois minutos até conduzem o indivíduo a uma boa redução da placa, mas uma melhor saúde bucal em longo prazo exige mais.

publicidade

É importante lembrar que altos níveis de placa podem levar a inflamações e outras doenças, como gengivite. E, claro, o mau hálito. Além disso, os microbios podem causar cáries.

escovar os dentes, dentista
A escovação reduz o mau hálito, inflamações e cárie. Imagem: Vadim Martynenko/Shutterstock

Por isso, existem técnicas adequadas para escovar os dentes. A minutagem é apenas para destacar a eficácia e alcançar locais mais difíceis. Também não se deve usar muita força no processo ou usar pastas e escovas abrasivas. Este último pode causar danos aos dentes e gengiva.

Sempre escove os dentes com uma intensidade suave. Infelizmente, não dá para precisar o que essa força significa. É importante passar o instrumento na linha gengival, área onde a placa se forma primeiro e tem maior probabilidade de inflamar.

Junto, lembre de passar o fio dental, que reduz a cárie e a gengivite. O modo correto de fazer isso é segurar a linha contra o dente de modo que o fio “abrace” o dente, esfregando ao longo da superfície, em um movimento suave para cima e para baixo, indo devagar abaixo da linha da gengiva.

Via: CNN

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!