Funcionária acusa Tesla de negligenciar assédio sexual

Por Matheus Barros, editado por André Lucena 22/11/2021 14h00
Imagem mostra o logotipo da montadora de carros elétricos Tesla na fachada de um prédio
Crédito: Vitaliy Karimov/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma funcionária da fábrica da Tesla em Fremont, na Califórnia, nos Estados Unidos, relatou que a empresa negligenciou suas denúncias de assédio sexual, chegando a desativar o e-mail para onde as importunações eram relatadas.

Jessica Barraza, 38, informou que já foi vítima de assédio “quase diariamente” durante os três anos que trabalhou na montadora de carros de Elon Musk. A funcionária alegou que frequentemente precisava suportar assobios e até mesmo toques inadequados.

Leia também!

Barraza relatou que o estopim dos momentos de assédio sexual aconteceu no dia 28 de setembro, enquanto trabalhava no período noturno. Segundo a vítima, um homem se aproximou por trás dela e colocou a perna entre suas coxas.

A funcionária conseguiu escapar da situação e o homem disparou rindo: “Oh, que pena”. O relato de Barraza foi contado em uma queixa no tribunal estadual da Califórnia em Alameda County.

No entanto, antes de procurar as autoridades, a vítima tentou contato com o setor de recursos humanos da Tesla para denunciar as situações de assédio sexual. Os representantes da companhia, porém, preferiram não responder as queixas e chegaram a desativar o endereço de e-mail para onde as denúncias eram enviadas.

Tesla
Funcionária acusa Tesla de negligenciar assédio sexual. Imagem: Kevin McGovern/Shutterstock

Além das denúncias de assédio, Barraza informa que a Tesla exige que seus funcionários assinem acordos arbitrários, proibindo que os empregados levem seus problemas aos tribunais.

Atualmente, a vítima ainda é funcionária da Tesla, mas está afastada por recomendação médica devido um diagnóstico de transtorno de estresse pós-traumático. A funcionária espera que com a denúncia formal, consiga indenizações compensatórias e punitivas da empresa de Musk.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.