A Kia acaba de anunciar o que, a R$ 149.990 deve ser o veículo eletrificado mais barato do Brasil. Primeiro eletrificado também na categoria SUV, o Kia Stonic é um híbrido leve (MHEV).

Segundo a montadora, o veículo é o primeiro parte de uma nova estratégia de posicionamento, que deve chegar ao EV6 em maio do ano que vem (o mesmo mês em que o Kia Stonic talvez perca o posto de mais barato para o JAC iC5).

Um veículo MHEV é primeiro passo relativamente modesto. Um híbrido leve é um carro com um motor elétrico apenas auxiliar, o que significa que não pode andar por força puramente elétrica. O motor elétrico ajuda o motor a combustão interna em alguns momentos, de forma a aumentar a economia – e diminuir as emissões, dentro do que é possível num carro a gasolina.

No caso do Stonic, há o chamado modo “velejar” no qual o motor a combustão é desligado com o carro em movimento, como num terreno plano ou descida, a partir dos 40 km/h. O motor elétrico não pode fazer com que o carro saia de uma posição estacionada, mas ajuda a manter o embalo por mais tempo.

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Na prática, o Kia Stonic possui um conjunto elétrico de 48V, e um motor exclusivamente a gasolina 1.0 turbo, de três cilindros, oferecendo 120 cv, com injeção direta de combustível.

Kia: Stonic passa por problemas de distribuição

Segundo José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil, a aposta gradual da marca é porque o Brasil não tem ainda infraestrutura para elétricos. Por isso ele acredita que, no momento, híbridos são mais ideais (mesmo com o plano de trazer o EV6). Mas, segundo o executivo, a reação do consumidor aos elétricos deve determinar as decisões.

Ele também diz que montadora diz que está enfrentando problemas de distribuição por conta da crise dos chips. Apenas 150 modelos do Kia Stonic chegaram aos portos do Brasil, bem menos do que o desejado, e o veículo se encontra esgotado já no lançamento. Mas novos estão encomendados.

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