A fabricante de eletromobilidade Trek apresentou recentemente a Navigator Go! i5, uma bicicleta elétrica que, se olhar bem, lembra uma versão estilizada (e repaginada) da nossa Monark. Claro, ela não tem nenhuma barra circular, mas combina as curvas do nosso modelo popularmente conhecido com tudo o que se espera de uma e-bike.

Prevista para 2022, a empresa explica que esta é uma magrela pensada “para durar”, tal como nossa contraparte, e aguentar passeios turísticos — não é pensada para uso em expediente, como no caso de funcionários de delivery.

Imagem: Divulgação/Trek

O corpo da Navigator Go! i5 é construído em uma liga leve de alumínio 6061-T6, e garfos de aço de alta tensão, sem suspensão. O assento, de courino, possui um aspecto mais retrô, e a bicicleta vem com um conjunto de pneus speedster, de 26 polegadas, trocáveis por outros tipos voltados a terrenos diferentes.

Um dos destaques de manobrabilidade, segundo a Trek, é o design “Flat Foot” (algo como “Pés Plantados”, em português). O projeto permite que você ande com um apoio tranquilo e relaxado, ao mesmo tempo em que consegue colocar o pé com facilidade no chão.

publicidade

Navigator Go! possui motor da Bosch de 32 km/h

bicicleta navigator go na areia
Imagem: Divulgação/Trek

Mas é claro que, ao se tratar de uma bicicleta elétrica, a Navigator Go! i5 precisava de um motor e, no caso, a Trek equipou esse parente distante da Monark com um motor Performance Line, da Bosch. Com um trem de força da Shimano, de 5 marchas, em tese, a bicicleta elétrica alcança 32 km/h, mas depende de algumas condições de performance (incluindo o ciclista).

Para se precaver, a empresa preferiu adotar a bateria PowerPack 400, também da Bosch. Com 400 W de energia, ela permite o acoplamento de mais um componente secundário, para aumentar a carga. Ao todo, a bicicleta pesa 27,2 kg e consegue carregar até 136 kg entre ciclista, veículo e carga.

No momento, a Navigator Go! i5 está avaliada em US$ 3,050 — cerca de R$ 17 mil na cotação de hoje, sem impostos nem taxas de importação. A e-bike está disponível apenas nos Estados Unidos, e ainda não tem previsão de chegada ao Brasil.

Leia também:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!