O Fairphone 2 – smartphone sustentável que permite a substituição de peças modulares – recebeu uma atualização para o Android 10. O sistema operacional chega ao aparelho seis anos após o seu lançamento e incialmente está em fase beta. De acordo com a Fairphone, a maioria dos usuários receberá o OS no primeiro semestre de 2022.

A atualização do Fairphone 2 para um Android considerado recente é um feito e tanto para empresa, tendo em vista que muitos modelos de grandes fabricantes como Asus, Motorola e Samsung não possuem uma vida de atualizações tão longa quanto a do seu smartphone. O feito, inclusive, pode ser considerado inédito entre o segmento Android e apenas a Apple chega perto deste período de suporte – em 2021, por exemplo, o iPhone 6S (que também é de 2015) também recebeu atualização para o iOS 15.

publicidade
Fairphone 2 – smartphone modular de 2015 – recebe atualização para Android 10. Imagem: Fairphone/Divulgação

Atualização não é comum no Android

De acordo com a Fairphone, um dos maiores desafios para este tipo de atualização é adequar o chipset do aparelho ao novo sistema operacional. Lançado originalmente com o Android 5.1, o Fairphone 2 utiliza um processador Qualcom quadcore de 2.26 GHz que, em tese, não deveria ser compatível as versões mais novas do Android, pois foi somente em 2020 que Qualcomm e Google fecharam um acordo para expandir a vida útil dos seus processadores. Atualmente, a média de atualização de um chipset da empresa é de três atualizações, algo em torno de três a quatro anos de uso.

Outras fabricantes, como a Samsung, no entanto, tentam aumentar a vida útil dos seus aparelhos em relação a concorrência e já garantem no mínimo quatro anos de atualizações – mesmo em aparelhos com Snapdragon – além de até cinco anos de atualizações de segurança. O próprio Google também pretende expandir a vida dos seus aparelhos Pixel com a nova geração de processadores Tensor.

Leia mais:

Metade dos smartphones do mundo está abaixo do Android 10

O feito conquistado pela Fairphone é ainda mais invejável quando comparado com a média de atualizações oferecidas pelas demais fabricantes. Em um levantamento recente do Google, foi constatado que mais da metade dos smartphones Android do mundo não possui as versões mais recentes do sistema.

Segundo o Google, cerca de 26% dos dispositivos Android do mundo estão com a versão 10 – o Android Q instalado. Outros 24%, no entanto, utiliza o Android 11 – a versão R – lançada em setembro de 2022, enquanto o restante da base de usuários utiliza sistemas considerados obsoletos, como o Android Pie, Oreo e Nougat.

A Fairphone ainda declarou que pretende lançar outras atualizações para os seus produtos em breve. O Fairphone 3 – lançado em 2019 – deve receber atualizações para o Android 11 nos próximos meses.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!