Parece que é nem só de carros à bateria e e-bikes que vive a eletromobilidade sobre rodas. O Solectrac e70N, um novo modelo de trator elétrico, chegou ao mercado, ampliando a chegada de veículos elétricos ao setor de agricultura.

Como parte da integração de máquinas agrícolas aos veículos smart, o modelo segue os moldes de outro competidor do segmento em ascensão, o Monarch. Ambos são menores, eletrificados, silenciosos e limpos — mas sem perder eficiência.

publicidade

O veículo foi selecionado pela Wine Industry Network (Rede de Indústrias do Vinho, ou WIN) como vencedor de um prêmio de inovação no setor, e será condecorado durante o evento, no dia 2 de dezembro, em Santa Clara, Califórnia, EUA. A colocação vem especialmente por conta de sua estrutura, mais compacta, que permite que o veículo circule tranquilamente entre parreiras de uva.

Trator elétrico possui potência para até oito horas

O e70N é a primeira incursão da Solectrac no setor elétrico, mas a empresa garante que não há perda de desempenho: o trator eletrificado possui um motor com equivalência a 70 cv de potência, muito similar aos seus pares à combustão.

Um trem de força com toda esta capacidade promete uma tração de até 907 kg, e um conector de reboque compatível com todos os acessórios agrícolas de categoria I e II. A bateria é de uma liga de fosfato de lítio-ferro com 60 kW/h.

A carga dura de quatro a oito horas, a depender da força necessária, e as baterias são intercambiáveis. A recarga completa pode levar seis horas em painel solar, e 8 a 10 horas em rede elétrica.

e70N promete mais segurança ao motorista também

trator rebocando arado
Imagem: Divulgação/Solectrac

Michelle Riddle, vice-presidente do gerenciamento de vinícolas da Old School Vineyard, elogiou o desempenho do trator elétrico da Solectrac:

“Parte de ser sustentável é criar um ambiente saudável e seguro para as pessoas que trabalham aqui na vinícola. Um trator elétrico sem exaustor e muito menos barulho irá nos ajudar a atingir isso”, afirma.

Sua eficiência para a saúde do motorista também é digna de nota: num geral, a emissão dos químicos presentes nos tratores não faz mal apenas ao meio ambiente, mas também ao agricultor. O ruído alto e constante do motor também pode causar prejuízos para a audição.

O trator elétrico da Solectrac está avaliado sob demanda por US$ 74,999 — R$ 417,5 mil na cotação de hoje, sem impostos e taxas de importação. A expectativa da empresa é que o e70N chegue ao mercado global nos próximos dois anos.

Imagem: Divulgação/Solectrac

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!