Nos humanos modernos, os chamados dentes de leite começam a surgir por volta dos dez meses de vida. Mas um estudo internacional aponta que os bebês neandertais começavam a ter dentes muito mais cedo: entre os quatro a sete meses de idade.

Uma equipe internacional de pesquisadores que estuda um dente de leite neandertal recuperado encontrou evidências de que os primeiros dentes da infância surgiam mais cedo e cresciam mais rápido na espécie humana extinta do que nos bebês de hoje em dia.

Pesquisadores analisaram a estrutura de um dente de leite preservado de neandertal. Imagem: Proceedings of the Royal Society B

No artigo, publicado no periódico científico Proceedings of the Royal Society B, o grupo, formado por cientistas do Reino Unido, dos EUA, da Austrália e da Itália, descreve como se deu a pesquisa.

Nos humanos modernos os dentes decíduos – popularmente chamados de dentes de leite – permanecem nas gengivas por aproximadamente seis anos, quando são substituídos por dentição sucessória ou permanente.

Pesquisas anteriores mostraram que o esmalte que cobre os dentes de leite tem linhas neonatais que marcam o ponto onde foi produzido antes e depois do nascimento do bebê. Outros estudos também mostraram que o esmalte cresce nos dentes em um ciclo diário, o que causa estriações cruzadas. O crescimento dentário em um único dia pode ser medido na distância entre as listras.

Dentição precoce em neandertais indica ingestão de alimentos sólidos mais cedo

Nesta nova abordagem, os pesquisadores usaram essas informações enquanto analisavam o fóssil de uma criança neandertal que viveu há aproximadamente 120 mil anos, perto do que hoje é a cidade de Krapina, na Croácia.

Ao examinar o dente de leite, os cientistas foram capazes de traçar a rapidez com que ele cresceu na boca dessa criança e a época de sua vida em que ele emergiu da gengiva – em algum momento entre os quatro e os sete meses de idade.

Essa descoberta sugere que os dentes começaram a emergir das gengivas em crianças neandertais bem antes do que em humanos modernos. Assim, é possível que as crianças neandertais tenham começado a comer alimentos sólidos antes do que acontece com as crianças humanas atuais.

Os pesquisadores confirmaram seus resultados comparando o que haviam encontrado com outro osso mandibular preservado de neandertal que tinha três dentes intactos. Segundo a pesquisa, os neandertais podem ter precisado começar a ingerir uma variedade mais diversificada de alimentos mais cedo na vida do que os humanos modernos, porque eles precisariam de mais energia para nutrir seus grandes cérebros.