A empresa de logística Loggi faz parte do seleto grupo de startups unicórnio – aquelas que são avaliadas em mais de US$ 1 bilhão – e, neste ano, recebeu US$ 212 milhões em investimento que, aparentemente, está sendo bem utilizado para expansão.

A companhia anunciou nesta quinta-feira (25) um novo galpão para entregas que promete acelerar as operações. O centro de distribuição custou em média R$ 150 milhões e está localizado em Cajamar, São Paulo.

publicidade

Leia também!

De acordo com a Loggi, o novo espaço terá capacidade para processar 1 milhão de pacotes por dia até 2023 – por ora, apenas metade da capacidade está sendo utilizada. Com o grande número de encomendas sendo processadas, a empresa visa reduzir em até cinco horas o tempo de entrega para a capital paulista.

“Esse centro foi resultado de muitos anos de pesquisa e de aprendizado de como processar pacotes com mais produtividade, eficiência e melhorando qualidade”, disse o diretor de operações da Loggi, Grégoire Balasko, ao jornal Estadão.

Foto do centro de distribuição da Loggi
Para acelerar entregas, Loggi inaugura novo megagalpão de R$ 150 milhões. Imagem: Divulgação/Loggi

Diferente dos concorrentes, o novo galpão da Loggi é focado na automação, recebendo softwares e maquinário inteligente para reduzir a mão de obra humana. “O investimento nessa tecnologia é muito caro e não é algo que é feito rapidamente, porque precisa incorporar o processo de adaptação dos processos, fazer a implementação do projeto e treinar as pessoas”, aponta Priscila Miguel, do Centro de Logística e Supply-Chain da Fundação Getúlio Vargas.

Além do novo galpão em Cajamar, a Loggi também inaugurou um cross-docking – onde não há estocagem de itens – de 18 mil metros quadrados em São João de Meriti, no Rio de Janeiro, no entanto, com menos tecnologia. “Nossa expansão é um processo por etapas. Primeiro pegamos mais espaço físico e depois adicionamos mais formas de automação. Pretendemos replicar esse movimento pelo Brasil”, afirmou Balasko.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!