Nos últimos dias, uma das franquias mais icônicas do cinema tem rendido assunto para dar e vender na internet: é claro que estamos falando de ‘Matrix’. O quatro filme da sequência, ‘Matrix Ressurections’, chega às telas em 22 de dezembro deste ano e, mesmo após quase 20 anos de seu último capítulo, ‘Matrix Revolutions’, de 2003, curiosidades sobre a obra das irmãs Wachowskis não param de surgir.

Para quem não sabia, Will Smith foi um dos primeiros atores a ser convidado para interpretar o papel principal na franquia, o Neo, hoje muito bem estruturado e consagrado pela atuação de Keanu Reeves. Assim, em entrevista à Esquire sobre sua carreira, o ator chegou a agradecer a Smith por ter recusado o papel principal em ‘Matrix’, já que o personagem teria sido responsável por toda ascensão e mudança na vida de Reeves.

publicidade

“Foi uma experiência criativa tão maravilhosa interpretar Neo na trilogia e agora na quarta, impactou minha vida pessoal e criativamente”, disse ele. “Muito obrigado [Will Smith]”, acrescentou o ator olhando para a câmera.

Keanu Reeves como Neo em 'The Matrix Resurrections'. Imagem: Warner Bros./Divulgação
Keanu Reeves como Neo em ‘The Matrix Resurrections’. Imagem: Warner Bros./Divulgação

Leia mais!

A recusa de Will Smith

De acordo com o tabloide CBR, na época em que foi convidado, em 1996, a recusa de Will Smith gerou boatos que, perduram até os dias de hoje. Contudo, em 2019, o ator de ‘Um Maluco no Pedaço’ explicou através do seu canal no YouTube o que o levou a não aceitar o convite de Lana e Lily Wachowski, diretoras da franquia.

“Não me orgulho, mas é verdade: eu recusei ser Neo, em Matrix… Acontece que elas [Wachowskis] são geniais, mas há uma linha tênue entre genial e o que eu presenciei em nosso primeiro encontro”, afirmou o ator, explicando que a forma como as irmãs explicaram a ideia do filme não o convenceu de que seria uma boa oportunidade.

“Cara, estamos pensando em algo assim… imagine que você está em uma luta, daí você pula e para no meio do pulo. Então, as pessoas podem ver ao seu redor, em 360º, enquanto você está parado no pulo. Vamos inventar essas novas câmeras em que as pessoas possam ver todo seu movimento”, contou, explicando que logo depois aceitou fazer ‘As Loucas Aventuras de James West’, do qual se arrependeu depois, devido as duras críticas que o filme recebeu.

“Keanu e Lawrence Fishburne foram perfeitos… Eu provavelmente teria estragado Matrix. Eu fiz um favor a todos vocês”, concluiu Smith.

Além de Will Smith, Val Kilmer, Brad Pitt e Madonna também são nomes que recusaram papéis no filme.

Escrito e dirigido, dessa vez, apenas por Lana Wachowski, ‘Matrix 4’ estreia nos cinemas mundiais em 22 de dezembro de 2021. No Brasil, a Warner Bros. antecipou o lançamento para o dia 16.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!