O Brasil fechará as fronteiras aéreas com seis países da África diante de uma nova variante da Covid-19, de acordo com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. Ele explicou que a restrição afetará, a partir da próxima segunda-feira (29), os passageiros oriundos da África do Sul, Botsuana, Lesoto, Namíbia, Zimbábue e Eswatini (ex-Suazilândia).

“O Brasil fechará as fronteiras aéreas para seis países da África em virtude da nova variante do coronavírus. Vamos resguardar os brasileiros nessa nova fase da pandemia naquele país. Uma portaria será publicada amanhã e deverá vigorar a partir de segunda-feira”, disse o ministro no Twitter.

A nova variante da Covid-19 foi identificada na África do Sul e batizada de ômicron, foi declarada nesta sexta uma variante de preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou ao governo que restrinja os voos e viajantes de países do sul do continente africano, entre eles a África do Sul.

Com isso, a decisão brasileira seguiu restrições de viagens impostas por diversos países, como Reino Unido, Estados Unidos e a União Europeia.

publicidade

Leia mais:

Fonte: Agência Brasil

Covid-19: OMS nomeia nova variante como “Omicron”

Organização Mundial da Saúde (OMS) nomeou oficialmente nesta sexta-feira (26) a nova variante do coronavírus que surgiu na África do Sul como ‘Omicron’. Chamada antes de B.1.1.529, a cepa também foi reconhecida pelo órgão como uma “variante de preocupação” (VOC, na sigla em inglês).

De acordo com informações do jornal Estado de São Paulo (Estadão), embora pouco se saiba sobre a variante, bem como os riscos impostos na transmissão e proteção vacinal, a medida visa alertar para os possíveis efeitos que ela pode trazer para a pandemia da Covid-19.

Para saber mais, acesse a reportagem completa no Olhar Digital.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!