A empresa suíça WayRay apresentou recentemente na Alemanha o Holograktor, um carro-conceito que traz uma tecnologia de realidade aumentada em 3D e transforma o para-brisa em uma tela holográfica — um passo à frente do que a Volvo planeja com este projeto de head-up display.

De acordo com a companhia, a tecnologia funciona através de uma película de fotopolímero transparente que, quando incorporada ao vidro da tela, é capaz de criar uma imagem tridimensional. A WayRay acrescenta que tal conceito — batizado de “tela de realidade profunda” (deep reality display, em inglês) — forneceria um campo de visão muito maior que os HUDs atuais, mostrando informações com diferentes tipos de textura e riqueza de detalhes.

publicidade
Holograktor, um carro da Way-Ray com tela holográfica para apps de carona
WayRay/Divulgação

Inicialmente, a tela holográfica do carro elétrico mostraria informações sobre travessias de pedestres e semáforos. No futuro, entretanto, a WayRay acredita que é possível a inclusão de um conteúdo mais expansivo, com jogos, agenda e integração às redes sociais — o que, como consequência, também traria publicidade ao monitor gráfico.

Projetado para uso em apps de carona, como Uber e Cabify, o Holograktor traz um volante dobrável para o motorista e pode ser operado de forma remota, utilizando um conjunto de radares, sensores e mapeamento de ruas. Com o carro em movimento, o motorista não teria acesso às ferramentas de entretenimento, assegura a companhia suíça.

publicidade
Campo de visão para o motorista no Holograktor
Campo de visão para o motorista no Holograktor (WayRay/Divulgação)

Design construtivista e potência de respeito

Este carro-conceito, no entanto, não se diferencia apenas pela tela holográfica. Digno de nota também é o design avant-garde, meio retrofuturista, inspirado pelo construtivismo russo — movimento artístico-político do início do século XX cuja estética era pautada pela criação de estruturas abstratas e geométricas.

“Se você observa aqueles primeiros pôsteres soviéticos em mente, é possível ver essas formas geométricas com cores vivas de triângulos e blocos. Coincidentemente, a forma triangular remonta a um prisma, como na capa do disco ‘The Dark Side of the Moon’, do Pink Floyd”, descreve o projetista Sasha Selipanov, que antes trabalhou para Bugatti e Koenigsegg, em comunicado à imprensa.

publicidade
Holograktor, um carro da Way-Ray com tela holográfica para apps de carona
WayRay/Divulgação

O trem de força também promete ser potente e entregar um tempo de aceleração de 0 a 100 km/h em 3s9, com velocidade máxima de 200 km/h e autonomia de 595 quilômetros.

De acordo com a WayRay, embora esteja na fase de carro-conceito, a tecnologia de tela holográfica está disponível para produção em alta escala. A empresa suíça diz inclusive já contar com o investimento de empresas como Porsche, Hyundai e a gigante chinesa Alibaba. A previsão, de acordo com a companhia, é que o display futurista seja lançado em parceria com uma grande montadora até o fim de 2025.

publicidade

Via Car and Driver

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!