Hoje em dia, alguns veículos vêm equipados com uma tecnologia que projeta informações úteis no para-brisa, como a velocidade do carro ou a direção que o motorista deve manter. Até agora, esse tipo de informação usava apenas uma parte do para-brisa, mas a Futurus, uma startup de Pequim, quer mudar isso.

A companhia trabalha em um produto que transforma todo o vidro frontal em uma grande tela. E isso pode ser o prenúncio de um futuro em que a experiência de dirigir será muito diferente para motoristas e passageiros.

publicidade

Além da velocidade e dos indicadores de direção, o sistema promete mostrar gráficos em realidade aumentada que chamam a atenção para o que acontece fora do veículo, como um pedestre atravessando a rua, por exemplo. A tela também pode incluir um pequeno avatar que representa a inteligência artificial do aparelho.

Foto: Futurus

publicidade

A Futurus informa que o para-brisa também pode exibir vídeos e imagens para distrair os ocupantes do carro – e anuncia que as projeções podem ser vistas apenas pelos passageiros, não pelos motoristas. Ainda não está claro como o sistema funciona.

A empresa responsável pela invenção, que deve ser anunciada e demonstrada na Consumer Electronics Show (CES) 2020, deve explicar como essas informações extras podem realmente melhorar a segurança da experiência de dirigir e não apenas distrair os motoristas.

publicidade

Por enquanto, a Futurus diz que “não pode divulgar” os nomes dos “fabricantes de automóveis” com os quais trabalha para “colocar o produto em circulação”. A empresa parece querer evitar que haja pré-julgamentos da tecnologia antes que ela seja devidamente apresentada – o que pode ser uma decisão bastante acertada.

Via: Futurism

publicidade