Um “robô-garçom” produzido pela Bear Robotics viralizou graças a um vídeo publicado no TikTok. Na mídia, o robô – que parece uma miniatura do carrinho de sobremesas de uma churrascaria, só que autônomo – leva o café da manhã a alguns clientes.

O vídeo em questão rendeu alguns comentários em tom de piada, perguntando como ele não precisaria de um “intervalo para fumar um cigarro”, enquanto outros buscaram alguns tons mais sérios, levantando discussões como o crescente pedido de aumento do salário mínimo para trabalhadores nos EUA – aludindo à ideia de que funcionários que pedirem aumento serão substituídos por robôs.

Leia também

@miabellaceo

Early morning breakfast at Denny’s I did give the server hot apple pie mini melt sample..

♬ original sound – Bob

Entretanto, conforme você viu aqui no Olhar Digital, parece que o uso do “robô-garçom” da Bear Robotics vem tendo um efeito positivo contrário aos críticos: seu uso é complementar aos funcionários humanos que já estão trabalhando no estabelecimento, e ele acaba se convertendo em gorjetas maiores – algo de extrema importância para quem vive na indústria de serviços.

publicidade

Basicamente, o robô – que se chama “Servi” – tem a utilidade de fazer as entregas de comida quando o movimento do restaurante está mais acelerado, otimizando o tempo dos funcionários humanos para outras funções, desde anotar os pedidos até a entrega das contas. Segundo o New York Times, nesses momentos onde a interação humana é recorrente, clientes, garçons e garçonetes conseguem engajar mais, gerando maior empatia e, consequentemente, mais gorjetas.

O uso dos robôs “Servi” cresceu exponencialmente durante os primeiros meses da pandemia da Covid-19: à medida que governos instituíram políticas de quarentena e distanciamento social, restaurantes começaram a apostar no delivery para manter os negócios funcionando.

Com o afrouxamento das restrições, mas ainda com limitações de proximidade e movimento, o “Servi” acabou “servindo” – com o perdão do trocadilho – para manter a segurança de clientes e funcionários mesmo quando estes começaram a sair para aglomerações controladas.

No vídeo acima, o “Servi” utilizado veio apenas para entregar o café da manhã. Segundo o dono do perfil “@miabellaceo”, que atende pelo nome de “Bob”, foi uma garçonete quem anotou os pedidos de sua família e também ela quem entregou a conta e recebeu a gorjeta.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!