A Nvidia apresentou a nova versão do seu “cérebro” de inteligência artificial para robôs e carros autônomos, o Jetson AGX Orin. Herdeiro do AGX Xavier, o AGX Orin tem um desempenho seis vezes superior. Com uma interface com suporte para múltiplos sensores, o novo processador da Nvidia para robõs consegue fazer até 200 trilhões de operações por segundo (TOPs).

Nvidia Jetson AGX Orin
Nvidia Jetson AGX Orin / Divulgação: Nvidia

Para chegar nesse resultado, ele conta com arquitetura da GPU Nvidia Ampere com núcleos Cortex-A78AE da Arm. Além disso, o processador também tem 32 GB de memória RAM LPDDR5.

publicidade

Preço do Nvidia Jetson AGX Orin ainda não foi informado

O preço do Jetson AGX Orin ainda não foi informado, mas ele vai chegar ao mercado no primeiro trimestre do ano que vem. Só como referência, seu antecessor Jetson AGX Orin custava US$ 1.100 (cerca de R$ 6.039 na conversão direta).

Além disso, a Nvidia também apresentou novidades para desenvolvedores, o kit de hardware do Jetson AGX Orin, e o SDK Nvidia JetPack.

Outras novidades da Nvidia na GTC

Além do Jetson AGX Orin, o CEO da Nvidia, Jensen Huang, apresentou várias outras novidades durante sua apresentação de abertura do evento GTC, com destaque para o Omniverso (Omniverse), um metaverso com vários usos, no qual você poderá criar avatares 3D.

Com essa tecnologia, que também usaria recursos de realidade aumentada, ao invés de focar mais na realidade virtual como o metaverso proposto pelo Facebook (e também por outras empresas), seria possível criar uma simulação de uma fábrica com trabalhadores em um ambiente 3D compartilhado através de servidores na nuvem.

A novidade vem sendo desenvolvida pela Nvidia com outras 500 empresas desde 2020, e consegue transformar os usuários em avatares 3D perfeitos. Alguns recursos já estão prontos: o Showroom, o Farm (gerenciamento de fazendas) e AR (realidade aumentada). Além disso, em breve a Nvidia vai liberar o recurso VR (realidade virtual), para simulação de fábricas.

Os desenvolvedores também vão poder usar a ferramenta Isaac Sim da Nvidia, um simulador de robótica, para testar o funcionamento dos seus robôs no Omniverso.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!