A órbita da Terra está cheia de lixo (que nós mesmos colocamos lá) e limpar o espaço em volta do nosso planeta se tornou um verdadeiro desafio para o futuro. Fazer essa faxina utilizando placas ferromagnéticas não é exatamente nova – a startup Astroscale já está testando isso – mas um pesquisador da Universidade de Utah descobriu um método para manipular detritos em órbita com ímãs giratórios que permitiria, além de mover a sucata, consertar objetos com defeito para estender sua vida útil.

Com satélites sendo colocados na órbita da Terra desde 1957, existem mais de 27 mil pedaços de detritos espaciais – principalmente pedaços de espaçonaves, partes de foguetes e satélites que não são mais utilizados – maiores do que uma bola de baseball orbitando a Terra atualmente, de acordo com a Nasa.

Estes objetos são considerados um problema sério pelas agências espaciais, já que representam alto risco de colisão e podem atingir velocidades de até 29.000 km/h – rápido o suficiente para um pequeno pedaço danificar um satélite ou nave espacial.

O professor de engenharia mecânica da Universidade de Utah, Jake J. Abbott, desenvolveu com sua equipe uma tecnologia de imãs giratórios que podem ser acoplados a robôs e poderiam manobrar suavemente a sucata para uma órbita decadente ou mais longe no espaço sem realmente tocá-la. A pesquisa foi detalhada em um artigo publicado este mês na revista científica Nature.

Jake J. Abbott, professor de engenharia mecânica da Universidade de Utah. Imagem: University of Utah/Divulgação

O conceito envolve mover objetos metálicos não magnetizados no espaço com ímãs giratórios. Quando os detritos são submetidos a um campo magnético variável, os elétrons circulam dentro do metal em loops circulares, “como quando você agita sua xícara de café e ele gira”, explica Abbott. O processo transforma o fragmento em um eletroímã que cria torque e força o suficiente para permitir que sejam direcionados sem serem tocados fisicamente.