Azul desiste de comprar a Latam por alto valor da companhia

Por Matheus Barros, editado por André Lucena 29/11/2021 13h29
Fachada de um prédio da Azul com um avião na frente
Imagem: Matheus Obst/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Nesta segunda-feira (29), a Azul confirmou que fez uma proposta para compra da Latam Airlines, grupo chileno que está em recuperação judicial. No entanto, a companhia aérea brasileira afirmou ter desistido do negócio para focar em suas próprias operações.

A oferta foi feita pela Azul na primeira quinzena de novembro e era apoiada por alguns credores da Latam. A companhia brasileira havia oferecido US$ 5 bilhões em financiamento. A empresa disse, em um comunicado ao mercado, que acredita que a combinação com a Latam produziria sinergias de mais de US$ 4 bilhões.

Leia também!

Ao confirmar a desistência do negócio, a Azul afirmou que o valor atribuído à Latam não condiz com o que considera ser aceitável e lembrou que o setor da viação passa por um momento de grande incerteza causado pela pandemia de Covid-19.

Por sua vez, a Latam informou que recebeu diversas propostas para financiar sua saída da recuperação judicial, todas elas avaliadas em mais de US$ 5 bilhões, valor que havia sido oferecido pela empresa brasileira.

Avião da Latam
Azul desiste de comprar a Latam por alto valor da companhia. Imagem: Omar F Martinez/Shutterstock

A companhia aérea chilena apresentou, na última sexta-feira (26), um plano de recuperação judicial de US$ 8,19 bilhões vindos de uma combinação de capital novo, títulos conversíveis e dívida. A proposta deve ser avaliada pela Justiça dos Estados Unidos, onde ocorre o processo.

Mesmo com o fim do negócio, a Azul, em seu comunicado oficial, não descartou futuras parcerias com a Latam. “Como resultado, a Azul vai continuar a se concentrar em suas vantagens competitivas e flexibilidade de frota.. E avaliar futuras parcerias e oportunidades de consolidação disponíveis no mercado”, disse a empresa.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.