Direto do Havaí – Depois de uma quantidade generosa de rumores, o Snapdragon 8 Gen 1 foi oficialmente anunciado pela Qualcomm. O chip é o primeiro da empresa americana a apostar em uma nova nomenclatura, promete ser consideravelmente superior ao antecessor para games, inteligência artificial e oferece 5G com até até 10 Gbps.

A Qualcomm vem finalizando o ano com o lançamento mais importante do calendário atual, quando o assunto é processador de smartphones, tablets e também para alguns PCs. Em 2021, mesmo com a pandemia e a escassez de chips, a empresa americana manteve a tradição ao mostrar o novo Snapdragon, que agora abandona o número longo de seu nome e adota algo mais simples: Snapdragon 8 Gen 1 – você pode ler “Snapdragon 8 Geração 1”.

publicidade

Leia também

Snapdragon 8 Gen 1 (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Snapdragon 8 Gen 1 (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

Por aqui as melhorias são corriqueiras de um novo chip. A Qualcomm diz que seu Snapdragon 8 Gen 1 é até 30% mais veloz em gráficos para games, enquanto economiza 25% de energia nesse momento. Esse avanço é feito com a nova Adreno com suporte para a API Vulkan 1.1, com melhorias de até 60% na hora de renderizar os jogos com ela.

publicidade

Snapdragon é mais inteligente (e rápido nisso)

Um salto ainda maior está na inteligência artificial, que com o Snapdragon 8 Gen 1 recebeu um avanço de quatro vezes em velocidade de resposta, quando comparado ao chip anterior. Essa área, que tem espaço dedicado dentro do novo chip, tem acelerador Tensor duas vezes mais veloz e memória compartilhada com o dobro do tamanho.

Para fotos, o Snapdragon 8 Gen 1 garante até 120 imagens capturadas em um segundo, todas com resolução de 12 megapixels. Os vídeos podem ser gravados em 8K com HDR 10+ e cada arquivo, enquanto é feito, permite uma foto de 64 megapixels. O silício consegue até mesmo registrar qualquer coisa (vídeo ou foto) em três câmeras ao mesmo tempo.

publicidade
Snapdragon 8 Gen 1 (Imagem: divulgação/Qualcomm)
Snapdragon 8 Gen 1 (Imagem: divulgação/Qualcomm)

Para o HDR em fotos noturnas, o chip permite capturar até 30 frames e escolher qual deles fica melhor para a imagem final, mesclando algumas para aumentar ainda mais a luz, detalhes e cores. Por fim, os novos aparelhos com o Snapdragon 8 Gen 1 podem tirar fotos de até 200 megapixels com apenas uma lente, ou 36 megapixels em três sensores ao mesmo tempo.

Ele também tem 5G e é um bom processador

A Qualcomm cuidou de falar sobre os maiores avanços do Snapdragon 8 Gen 1 primeiro, deixando outras melhorias menos impactantes para o final. Duas delas se destacam, sendo a primeira no 5G e ele é feito com ajuda do novo modem X65. Em resumo, ele é capaz de lidar com conexões de até 10 Gbps e aumentou a quantidade de redes de quinta geração suportadas, como bandas novas de alguns países. Já o Wi-Fi é mais modesto, promete até 3,6 Gbps em conexões Wi-Fi 6 e 6E.

publicidade

Já em processamento geral, o avanço dos núcleos Kryo garante 20% mais velocidade e economizam 30% mais energia e tudo isso em litografia de 4 nanômetros. O Snapdragon 888 já era tão veloz, que certamente você não sentirá grandes diferenças por aqui.

Os avanços em tantas áreas e as melhorias dependem do pedido feito pela fabricante que escolhe o Snapdragon 8 Gen 1. Isso significa que uma empresa pode oferecer as fotos com 200 megapixels, enquanto outra prefere metade disso, ou outro valor. Outro ponto que tende a ser escolhido para baixo pelas marcas é a resolução máxima da tela, que no novo chip pode ser de até 4K com 60 quadros por segundo.

Snapdragon 8 Gen 1 (Imagem: divulgação/Qualcomm)
Snapdragon 8 Gen 1 (Imagem: divulgação/Qualcomm)

Quando encontro o Snapdragon 8 Gen 1?

Falando nelas, as primeiras marcas que vão apresentar seus produtos entre essa semana e o ano que vem são Motorola, Black Shark, Honor, OnePlus, OPPO, Realme, Redmi, Sony, Vivo, Xiaomi e ZTE.

André Fogaça viajou para o Havaí a convite da Qualcomm.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!