A Samsung divulgou que cerca de 50% da produção dos smartphones Galaxy S adotará processadores fabricados pela Qualcomm em 2022. De acordo com a Qualcomm, flagships como o novo Galaxy S22 utilizarão o chipset Snapdragon em mercados que vão além de Estados Unidos e China.

A Samsung sempre se mostrou relutante em adotar os chipsets da Qualcomm nos seus smartphones topo de linha. A fabricante sempre priorizou os seus chips proprietários Exynos na maioria dos mercados, deixando para a concorrente apenas algumas fatias estratégicas em que a tecnologia de banda privilegiava aparelhos com Snapdragon.

publicidade

Esta postura, no entanto, parece ter mudado. Durante o Investor Day 2021 – evento de prestação de contas para investidores – a Qualcomm revelou que a parceria entre as empresas está expandindo e que a Samsung supostamente lançará a série Galaxy S22 com Snapdragon em outros mercados como África e Ásia. Já mercados como a Europa e o Reino Unido, por sua vez, receberão versões baseadas no Exynos 2200. As informações também coincidem com os rumores recentes que o Galaxy Tab S8 – novo tablet da Samsung chegará ao mercado apenas com processadores Snapdragon 898.

Leia mais:

Crise de semicondutores

De acordo com informantes, a decisão da Samsung estaria relacionada a escassez de componentes no mercado global, o que dificulta a produção de novos chips. Além disso, a parceria da fabricante com a AMD para a fabricação da GPU do Exynos 2200 também teria exigido uma reformulação das suas linhas de produção, atrapalhando o cronograma dos dispositivos em relação ao lançamento do Galaxy S22.

Segundo informações do portal sul-coreano The Elec, a Samsung usará chips da Qualcomm em 31 dos 64 dispositivos que planeja lançar em 2022. Dos modelos restantes, 20 utilizarão chips Exynos, 14 MediaTek e três Unisoc, respectivamente.

Samsung Galaxy S22 e S21 FE com Snapdragon

O Galaxy S22 – próximo flagship da Samsung – está previsto para o primeiro trimestre de 2022. De acordo com o leaker John Prosser, ele será apresentado em um evento exclusivo no dia 8 de fevereiro e chegará às lojas em 18 de fevereiro. Já o Galaxy S21 FE – que também utilizará processador da Qualcomm – deve chegar ao mercado em janeiro, durante a CES 2022.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!