Direto do Havaí – A Qualcomm anunciou nesta quarta-feira (1) uma nova geração de chips para equipar computadores e Chromebooks: o Snapdragon 8cx Gen 3 e também seu irmão menos musculoso, o Snapdragon 7c+ Gen 3. Os processadores continuam prometendo longa autonomia e garantem 5G.

Começando pelo Snapdragon 8cx Gen 3, o novo chip é fabricado com litografia de 5 nanômetros e esse tipo de tamanho é o menor de todos para o mundo Windows. Ele promete ter CPU 85% mais veloz quando comparado com a concorrência em x86 e a geração anterior da própria Qualcomm, além de 60% mais eficiência com gráficos.

publicidade

Leia também

Snapdragon 8cx Gen 3 (Imagem: divulgação/Qualcomm)
Snapdragon 8cx Gen 3 (Imagem: divulgação/Qualcomm)

O mais importante de tudo é que a Qualcomm diz ter alcançado esse avanço em desempenho nos núcleos Kryo, ao mesmo tempo que manteve um consumo energético bastante próximo ao marcado pela geração passada. O incremento em GPU permite que PCs com o Snapdragon 8cx Gen 3 rodem games em Full HD, com 120 quadros por segundo.

Outras melhorias ficam no sistema de câmeras, que podem ter resolução de até 4K e com HDR. Ela também pode utilizar foco, balanço de branco e exposição automáticos em chamadas do Microsoft Teams ou Zoom, além de microfone com cancelamento de ruído para qualquer outro aplicativo de reuniões virtuais.

Já em conexões, o chip pode ser equipado com os modens X55, X62 ou X65 5G, sendo esse último capaz de oferecer acesso para rede de quinta geração com velocidade de 10 Gbps, junto de suporte para Wi-Fi 6 e 6E.

Em números, o Snapdragon 8cx Gen 3 pode receber suporte para Windows Hello na câmera, RAM LPDDR4X, SSD nos padrões NVMe e PCIe, exibe conteúdo em tela 4K, registrar imagens de até 24 megapixels com uma lente e o Bluetooth está na versão 5.1. Tudo isso com autonomia esperada para mais de 25 horas longe da tomada.

Se você quer um PC com Windows instalado de fábrica e não precisa de tudo isso que escrevi nos parágrafos acima, a Qualcomm oferece o Snapdragon 7c+ Gen 3. Ele é feito sob litografia de 6 nanômetros e garante incrementos de 60% na velocidade do processador, além de 70% para a GPU, quando comparados com a geração anterior.

Snapdragon 8cx Gen 3 (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Snapdragon 8cx Gen 3 (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

Mesmo sendo um chip mais econômico, o portátil com esse processador já pode oferecer 5G para o usuário, em conexões chegando até 3,7 Gbps ou 2,9 Gbps com Wi-Fi 6 ou 6E. A RAM chega no mesmo padrão de velocidade do Snapdragon 8cx Gen 3, mas o armazenamento interno pode ser em eMMC 5.1 ou SD 3.0.

O PC pode vir equipado com Windows 11 ou Chrome OS e existe suporte para câmera de até 64 megapixels. Mesmo sendo mais simples, o Bluetooth do Snapdragon 7c+ Gen 3 já vem em versão mais recente, com o 5.2.

Quando e quanto?

A Qualcomm não divulgou qualquer nome de parceiro que escolheu algum destes dois novos chips para equipar seu PC, mas prometeu a chegada das primeiras unidades no mercado internacional já para o primeiro semestre de 2022.

André Fogaça viajou para o Havaí a convite da Qualcomm.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!