Novas informações sugerem que o contrato de exclusividade entre Qualcomm e Microsoft para a fabricação de processadores em arquitetura ARM para tablets e laptops Surface pode acabar em breve. Com a mudança, outras fabricantes como a Samsung, a MediaTek e a até a Intel e a AMD poderão lançar as suas versões de componentes para os aparelhos nativos do Windows.

Embora os termos do acordo não tenham sido divulgados, Qualcomm e Microsoft supostamente fecharam uma parceria em 2016 para a produção de processadores para laptops Surface e, desde então, nenhum aparelho da desenvolvedora do Windows foi lançado sem os componentes da empresa parceira. No entanto, de acordo com o XDA Developers, a exclusividade pode acabar no próximo ano.

publicidade

Recentemente a Microsoft demonstrou interesse em avançar o desenvolvimento de aplicações do Windows para a arquitetura ARM. Diferentemente da tradicional arquitetura X86, a tecnologia ARM ficou popular me chips de smartphones e tabletes pelo formato System on a Chip (SoC), no qual é possível criar todo um ecossistema de processador, GPU, placa mãe e outros componentes em um único chip.

Além de ganhar espaço, tornando os dispositivos cada vez menores, a tecnologia tem se mostrado mais rápida e potente que outras arquiteturas, despertando o interesse de empresas como a Apple – que passou a adotar o formato ARM nos chips M1 – e da Intel que já testa uma arquitetura híbrida, trazendo muitos dos benefícios ARM para a nova linha de processadores Alder Lake.

publicidade

Leia mais:

Microsoft pode estar desenvolvendo o seu próprio chip ARM

Com o fim da parceria entre Qualcomm e Microsoft, é possível que a Microsoft invista em novos projetos incluindo um chip proprietário para os seus dispositivos. A princípio, o chip trabalhado pela empresa será destinado apenas para máquinas de servidores, dedicado aos serviços de nuvem Azure.

publicidade

Hoje, a maior parte destes dispositivos da empresa roda a partir de chips da Intel, mas recentemente a empresa quebrou esta tradição ao desenvolver produtos com a AMD para o Surface Laptop 3; A empresa, inclusive, estaria contando com o apoio da AMD para o desenvolvimento da tecnologia do seu chip ARM.

Apesar dos rumores, a Qualcomm e a Microsoft não se pronunciaram a respeito do encerramento de sua parceria.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!