A 99 adicionou em outubro um novo recurso para garantir aos usuários um pouco mais de segurança. Agora, é possível gravar o áudio de tudo o que é falado durante a corrida, podendo ser usado tanto pelos passageiros como pelos motoristas que se sentirem desconfortáveis com alguma situação.

Como gravar áudio durante a corrida na 99?

A função está disponível na aba “Recursos de Segurança”, um ícone azul logo na tela inicial do app, e pode ser ativado apenas quando se tem uma corrida em andamento – clicando no microfone.

Em seguida, basta tocar em “Concordar e iniciar” para aceitar os termos e autorizar que todo conteúdo seja gravado e arquivado na plataforma da 99.

A ativação é sigilosa, não sendo notificada nem para o motorista nem ao passageiro quando acionada. Além disso, o registro é usado apenas em caso de alguma denúncia seguida de ordem judicial, cedendo o arquivo as autoridades, como Ministério Púbico.

publicidade

Além da gravação de áudio, outras medidas de segurança também estão disponíveis, como “Compartilhar Rota” e “Ligar para Polícia”.

Leia mais!

Importante: o áudio continua a ser gravado após dois minutos da finalização da corrida, como uma margem de segurança. Caso a gravação seja interrompida antes, a 99 pode interpretar uma emergência e acionar a polícia, por isso a plataforma recomenda que o usuário que optar por gravar a corrida, não interrompa o processo.

“Uma vez iniciada a gravação de áudio, a 99 recomenda que o Usuário não a desligue ou interrompa durante uma viagem. Se a gravação de áudio ou sua operação for comprometida durante a viagem, a 99 poderá interpretar isso como uma emergência e poderá adotar as medidas que julgar adequadas, incluindo a possibilidade do acionamento das autoridades de trânsito e/ou segurança pública competentes”, orienta a 99.

A plataforma também ressaltou, em comunicado oficial, que “a gravação de áudio é uma iniciativa experimental, ainda em fase de testes, e pretende, em conjunto com outras medidas, melhorar as condições de segurança do app.”

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!