Tanto para vendedores, quanto para compradores, o medo de receber golpes nas plataformas é o mesmo, já que existem diversos tipos de armadilhas na internet. Uma das artimanhas mais conhecidas, é o golpe do falso pagamento na OLX, onde o comprador é, na verdade, um fraudador, que emite um comprovante de pagamento falso e consegue o produto sem realmente ter pagado por ele.

Mas tem como se proteger da fraude?

publicidade

De acordo com a própria OLX, existem algumas dicas para você – vendedor – se proteger do golpe, que pode ocorrer de duas maneiras, uma envolvendo outras plataformas e outra dentro da própria OLX.

Leia mais!

publicidade

“O fraudador pede para que o vendedor anuncie o item em outra plataforma de compra e venda. Normalmente, o pedido vem também com uma promessa de poder pagar um valor acima do que foi anunciado no site que você está comprando, informando, por exemplo, ter saldo disponível em outras carteiras digitais. Depois disso, ele solicita o endereço de e-mail do vendedor alegando que isso é necessário para a conclusão da transação e envia um comprovante falso de pagamento (geralmente com uma aparência visual de confirmação clonada). A partir desse momento há uma pressão para que o produto anunciado seja enviado por Sedex ou aplicativo de entrega (Uber, 99Taxis, etc)”, explica a OLX sobre o funcionamento de um dos golpes mais frequentes da plataforma. A dinâmica é a mesma quando acontece dentro do site de comércio eletrônico.

Entre os golpes sofridos pelos compradores estão: golpe do WhatsApp, muito usado para roubo de dados e da conta do app; golpe do perfil falso, páginas idênticas a da OLX nas redes sociais para atrair pessoas com falsos sorteios ou cupons, no entanto, a finalidade também é o roubo e dados sensíveis; e golpe do intermediário, que utiliza anúncios de outras pessoas para negociar produtos na OLX.

publicidade
Vendas online. imagem: Shutterstock
Golpe do falso pagamento na OLX: veja como se proteger. Imagem: iStock

Como se proteger do golpe do falso pagamento na OLX?

Mantenha as negociações dentro da plataforma

Manter suas conversas e negociações dentro da plataforma oficial aumenta sua segurança em qualquer transação. Pessoas mal-intencionadas que costumam levar as conversas para fora da plataforma utilizam canais como e-mail ou aplicativos de mensagem (como o WhatsApp). Portanto, desconfie!

Caso haja qualquer irregularidade durante o processo, entre em contato com os canais oficiais disponíveis.

publicidade

Evite a troca de dados

Principalmente quando o fraudador deseja levar a negociação para outra plataforma, seus dados e informações pessoais podem ser solicitados, então, evite a troca de dados. Caso haja a necessidade de uma transação maior, como a compra ou venda de um carro na OLX, só ofereça seus documentos aos órgãos legais, como cartórios ou Detran.

Use o Pagamento pela OLX Pay

Para evitar comprovantes de pagamentos adulterados ou falsos na conclusão da compra, a OLX possui o OLX Pay, que possibilita que você confira a transferência nos detalhes de venda ou no saldo da carteira do serviço.

Verifique se o pagamento está em sua conta

Pode parecer óbvio, mas essa é uma das principais ações para garantir que você não caia em um golpe. Na correria do dia a dia, você pode esquecer e checar e confiar apenas na palavra do comprador, o que não é indicado. Por isso, sempre cheque o recebimento do valor em sua conta antes e liberar o produto.

Atenção: representantes da OLX não participam das negociações e processos

Segundo a plataforma: “Nós da OLX, não participamos, em nenhuma hipótese, de trocas e entregas de produtos ou serviços negociados em nosso chat. Também não enviamos comprovantes de pagamento ou efetuamos cobranças em geral.”

Assim, quando tiver qualquer suspeita, entre em contato com os canais oficiais do site.

Denuncie os golpes!

Uma última importante e válida ressalva é, caso você desconfie ou caia em golpes, denuncie! Isso ajuda a plataforma a analisar as contas e estilos de fraudes que estão ocorrendo, além de evitar armadilhas futuras. O site possui ferramentas próprias para a denúncia, as quais você pode aprender como usar clicando aqui.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!