Starship será lançada a partir de local de importância histórica para a NASA

Nave orbital da SpaceX sairá do Complexo de Lançamento 39A, dentro do Centro Espacial Kennedy, o mesmo de onde saíram as missões Apollo
Por Rafael Arbulu, editado por Rafael Rigues 06/12/2021 19h29, atualizada em 07/12/2021 11h09
teste-de-disparo-estatico-SN20-Starship-1920x1080
Foto da SpaceX mostra o primeiro teste de disparo de seis motores Raptor no protótipo do foguete Starship SN20 da empresa em 12 de novembro de 2021 nas instalações da Starbase perto da vila de Boca Chica, no sul do Texas. Um impulsionador Super Pesado da Nave Estelar está à direita.(Crédito da imagem: SpaceX)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Elon Musk confirmou pelo seu perfil oficial no Twitter que a Starship será lançada no Complexo de Lançamento 39A, localizado dentro do Centro Espacial Kennedy – local historicamente importante por ser o mesmo local de onde partiram os foguetes Saturn V nas missões do programa Apollo. 

A confirmação conversou com um tuíte simples, onde Musk afirmou que a construção da base de lançamento orbital de sua nave “no Cabo” já começou. “Cabo”, no caso, seria “Cabo Canaveral”, região amplamente conhecida pela SpaceX pelos seus lançamentos com a Crew Dragon.

Leia também

Respondendo ao tuíte, o jornalista Chris Bergin, no NASASpaceflight, perguntou se a construção “ainda” era referente ao complexo 39A, ao que Musk confirmou e, posteriormente, os dois teceram elogios à plataforma de lançamento.

Vale lembrar que o foco primário da SpaceX é usar a Starbase, no Texas, como método primário de lançamento da Starship. Entretanto, o Cabo Canaveral sempre foi incluído nas ideias de Elon Musk: peças de divulgação das primeiras versões da nave (até então, conhecida como “Interplanetary Transport SystemITS”) mostravam montagens dela montada na plataforma 39A.

A novidade confirma uma informação que, para muitos, era dada como abandonada: em 2020, as adaptações do 39A foram paralisadas em virtude de aprimoramentos direcionados à Starbase. Depois disso, a pandemia da Covid-19 veio e desacelerou ainda mais o desenvolvimento da plataforma da Flórida.

O tuíte de Musk, porém, esclareceu tudo: dentro do Cabo Canaveral, há dezenas de outras opções de lançamento, mas a escolha da plataforma 39A é simbólica: “o 39A é solo sagrado dos voos espaciais – nenhum lugar é mais merecedor de um lançamento da Starship”, disse o CEO da SpaceX.

O Complexo de Lançamento 39A foi originalmente construído na década de 1960, para servir ao programa Apollo junto de sua plataforma adjacente, a 39B. Também foi dele que saíram as missões STS-1 e STS-135 – respectivamente, a primeira e a última missão dos Space Shuttles, os ônibus espaciais.

Entretanto, parte desse legado já tem o nome da SpaceX adicionado aos seus créditos: os primeiros lançamentos do Falcon Heavy e o lançamento da missão espacial privada Inspiration4 também saíram do 39A.

Algumas modificações para modernizar a estrutura já foram feitas, mas as construções atuais referem-se, majoritariamente, ao posicionamento das cargas levadas pela SpaceX ao espaço. Após vencer a licitação para um contrato junto ao Departamento de Defesa (DoD) dos EUA, a SpaceX precisará verticalizar seus foguetes antes de acoplar algumas cargas militares a eles – normalmente, a empresa faz a montagem na horizontal.

Ainda não há informação, porém, sobre a construção dos veículos em si: na ocasião do programa Apollo, o foguete Saturn V era construído em outra estrutura e levado à plataforma. No caso da SpaceX, há quem especule que a construção de uma estrutura própria de construção na própria área da plataforma também esteja nos planos.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital