O Sindicato de Roteiristas dos Estados Unidos (Writers Guild of America, WGA, em inglês) listou os 101 melhores roteiros de filmes do Século XXI. Até agora, claro. E nesses 21 anos analisados, o filme que ocupa a primeira colocação do ranking é um de apenas quatro anos. ‘Corra!’, ou ‘Get Out’, longa de terror escrito e dirigido por Jordan Peele, leva a medalha de ouro.

Na introdução da lista, o escritor Paul Brownstein compara ‘Corra!’ a ‘Casablanca’. “Imagine Jordan Peele lançando seu conceito para Jack Warner, e imediatamente se torna aparente por que comparar roteiros de épocas de Hollywood é um fracasso. ‘Não estávamos fazendo arte, estávamos ganhando a vida’, o roteirista Julius Epstein fez uma famosa piada sobre o sistema de estúdio sob o qual ‘Casablanca’ foi escrito”, começou Brownstein.

publicidade

Leia mais:

“‘Corra!’ não foi concebido e escrito sob tais restrições, com um porém: o próprio conceito de ‘escrever para a tela’ está em crise existencial. O sistema de estúdio deu lugar ao sistema de streaming, onde tudo, não importa a fonte, compete pelos globos oculares. Essa grande (certa?) democratização do conteúdo também mudou muitas regras rígidas e rápidas”, continou o escritor.

O filme marcou a estreia de Jordan Peele na direção solo de um longa-metragem. Ele também recebeu o Oscar de Melhor Roteiro Original. Ainda foi indicado nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator, para Daniel Kaluuya.

Brilho eterno de uma mente sem lembranças
‘Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças’ é o segundo colocado. Imagem: Reprodução

Confira os 10 melhores roteiros do Século XXI:

  1. Corra! (2017) – roteiro de Jordan Peele
  2. Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004) – escrito por Charlie Kaufman e história de Charlie Kaufman, Michel Gondry e Pierre Bismut
  3. A Rede Social (2010) – roteiro de Aaron Sorkin, baseado no livro ‘The Accidental Billionaires’, de Ben Mezrich
  4. Parasita (2019) – roteiro de Bong Joon Ho e Han Jin Won, história de Bong Joon Ho
  5. Onde os Fracos Não Têm Vez (2007) – escrito para a tela por Joel Coen e Ethan Coen, baseado no romance de Cormac McCarthy
  6. Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016) – roteiro de Barry Jenkins, história de Tarell Alvin McCraney
  7. Sangue Negro (2007) – roteiro de Paul Thomas Anderson, baseado no romance de Upton Sinclair
  8. Bastardos Inglórios (2009) – escrito por Quentin Tarantino
  9. Quase Famosos (2000) – escrito por Cameron Crowe
  10. Amnésia (2000) – roteiro de Christopher Nolan, baseado em uma história curta de Jonathan Nolan

A lista completa pode ser vista AQUI, no site do WGA.

Via: Dread Central / Joblo

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!