A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo informou nesta terça-feira (7) que os novos casos de chikungunya aumentaram mais de 50 vezes em 2021. A doença transmitida pelo aedes aegypti, mesmo mosquito da dengue, viu os registros saltarem de 281 no ano passado para 14,3 mil apenas até novembro deste ano.
Cinco mortes pela doença foram confirmadas até agora. A secretaria acredita que o aumento pode ser por conta do período específico em que estamos, principalmente pelo fato de nos últimos três anos os casos terem se mantido em patamares bem baixos.
A secretaria também elaborou um manual com diretrizes para ajudar a combater a chikungunya. “Este manual foi idealizado com o propósito de estabelecer diretrizes para suspeita clínica, diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos casos, servindo de subsídio a gestores, profissionais e usuários dos serviços de saúde”, disse o órgão ao O GLOBO.
Os sintomas principais são: febre, dores nas articulações, pele e olhos vermelhos, dores no corpo, náuseas e vômitos. Para evitar a doença, os cuidados são semelhantes aos da dengue, já que o mosquito que transmite é o mesmo.
Chikungunya em alta
“As principais medidas de prevenção são: deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente; retirar dos quintais objetos que acumulam água; cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto; eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja bem ajustado ao vaso; descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura”,completa a nota.
Apesar do aumento dos casos de chikungunya, a dengue segue em baixa no estado. Até o fim de novembro, São Paulo registrou 138,6 mil casos de dengue e 57 mortes esse ano. Em todo o ano de 2020, foram 195,8 mil casos de dengue e 144 óbitos.
Leia mais:
- Sinovac deve desenvolver CoronaVac específica contra a Ômicron
- Delta x Ômicron: quem vai vencer a ‘batalha das variantes’ da Covid-19
- Instituto Butantan possui 15 milhões de doses de CoronaVac em estoque
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!