A mais recente atualização de software da Tesla adicionou três funções ao painel touchscreen do carro: paciência, estratégia, e pilotagem. Paciência, no caso, no sentido daquele joguinho de cartas com que se tornou símbolo de matar tardes no escritório. Estratégia, no sentido de Civilization. E pilotagem, tiro com caça militar. A Tesla adicionou videogames à tela touchscreen do painel.

E as autoridades não acharam nem um pouco divertido. A NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration, “Administração Nacional de Segurança do Tráfego nas Estradas”), afirmou ontem que iniciou uma discussão com a Tesla para esclarecer por que a função foi adicionada.

publicidade

Ocupando a mesma função que no Brasil é dividida entre Conatran e Denatran, a NTHSA já estava investigando a Tesla por acidentes com o piloto automático.

“Colisões criadas por distração são preocupantes, particularmente em veículos equipados com uma gama de conveniências tecnológicas como telas de entretenimento”, comunicou a NHTSA à agência Reuters. “Estamos cientes das preocupações com o motorista e estamos discutindo essa função com a montadora.”

publicidade

Tesla com videogame (para usar parado) é estratégia

Ainda segundo a agência, motoristas distraídos são uma causa significativa de mortes nas estradas nos Estados Unidos, com 3.142 registradas em 2019. E esse número pode ser bastante subnotificado, porque motoristas não costumam admitir que causaram acidentes fatais só porque não estavam prestando atenção.

Os jogos adicionados pela Tesla tem um aviso de que são exclusivos para passageiros. Mas basta o motorista clicar em “sou um passageiro” para poder jogar normalmente.

publicidade

Em junho, a Tesla havia anunciado que iria aumentar a capacidade para videogames do tablet dos Tesla Model S e X. Elon Musk demonstrou ele próprio a capacidade do tablet do carro jogando Cyberpunk 2077 num Tesla Model S Plaid.

Parado, é claro, o que é seguro e permitido. Ainda assim, não era ainda a própria Tesla adicionando jogos ao painel.

publicidade

Via Reuters

Imagem: Foxy Burrow/Shutterstock

Leia mais:

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!