Covid-19: Eslováquia oferece dinheiro para que maiores de 60 anos se vacinem

Por Matheus Barros, editado por Lyncon Pradella 09/12/2021 17h38
Calendários distintos de imunização provocam migração por vacinas
Calendários distintos de imunização provocam migração por vacinas. Créditos: Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O parlamento da Eslováquia aprovou nesta quinta-feira (9) o pagamento em dinheiro para pessoas com mais de 60 anos que tomarem a vacina contra a Covid-19 ou que tomarem a dose de reforço do imunizante.  

O intuito do governo eslovaco é aumentar a taxa de imunização do país que está abaixo de outras regiões da União Europeia (UE). Inicialmente, o governo havia pensado em distribuir vouchers para hotéis ou restaurantes, mas preferiu pelo dinheiro.  

Leia também!

O benefício também será distribuído as pessoas que se imunizaram antes de sua aprovação. Quem tomou a vacina de reforço até janeiro receberá 300 euros – cerca de R$ 1,8 mil. Aqueles que tomaram a vacina após essa época terão direito a receber 200 euros – aproximadamente R$ 1,2 mil.  

Atualmente, a Eslováquia possui a terceira menor taxa de vacinação de toda a União Europeia, ficando a frente apenas da Bulgária e da Romênia. Na última quarta-feira (8), o Our World in Data apontou que o país registrava a segunda maior taxa semanal de infecção do mundo.  

Calendários distintos de imunização provocam migração por vacinas
Covid-19: Eslováquia oferece dinheiro para que maiores de 60 anos se vacinem. Créditos: Shutterstock

Cerca de 46,5% dos 5,5 milhões de habitantes estão completamente vacinados contra a Covid-19, enquanto a média da UE é de 66,8%, de acordo com o Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC).  

O país europeu não é o primeiro a oferecer benefícios a população que procurar se imunizar. A Suíça e algumas cidades dos Estados Unidos chegaram a oferecer dinheiro e vouchers aos seus habitantes, por exemplo.  

O governo da Eslováquia está discutindo tornar a vacinação contra a Covid-19 obrigatória no país, no entanto, ainda não chegou a um acordo sobre a decisão.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

Lyncon Pradella
Ex-editor(a)

Lyncon Pradella é jornalista formado pela Universidade Nove de Julho. Foi estagiário da RedeTV! e repórter freelancer do UOL antes de se tornar Editor do Olhar Digital.