E para quem sonhava em trabalhar na Riot Games, desenvolvedora de ‘League of Legends‘, o sonho pode ter virado um pesadelo. Segundo informações do Polygon, a empresa precisou entrar com um processo judicial após descobrir que um grupo de impostores estavam aplicando o golpe da vaga de emprego, no qual se passavam pelo estúdio de jogos.

Com a promessa de uma vaga, os golpistas faziam a seleção e exigiam o pagamento antecipado de equipamentos necessários, como iPad Pro, justificando que o investimento seria usufruído por eles mesmos, quando fossem contratados. Alguns candidatos, após solicitação dos impostores, informaram dados bancários sob a alegação de que a informação seria usada para, futuramente, depósitos direto.

publicidade

Os impostores, que não foram identificados, foram processados através do tribunal da Califórnia por fraude e violação.

League of Legends
Riot Games processa impostores por “golpe da vaga de emprego”. Imagem: Riot Games/Divulgação

“[O golpe] é absolutamente apavorante”, escreveram os advogados da Riot na denúncia. “Suas vítimas são em grande parte jovens, ingênuas e não querem nada mais do que trabalhar para a Riot, uma das empresas de videogame mais prestigiadas do mundo. Os réus se aproveitam das esperanças e sonhos desses indivíduos para roubar suas identidades e saquear suas contas bancárias”.

publicidade

Ainda segundo o site, a Riot Games não é a única empresa de jogos que foi mencionada no esquema e fraude, golpistas também se passaram pelos recursos humanos da Rockstar Games e da Manticore Games, entre outros.

Leia mais!

publicidade

“Nós encorajamos os candidatos a emprego a nos reportar qualquer anúncio de emprego suspeito ou, se acharem necessário, a fazer um relato à polícia”, disse um representante do Even, uma das plataformas de emprego onde as vagas fakes foram encontradas.

Até agora, não se sabe quantas pessoas foram afetadas pelo golpe ou o valor que a quadrilha pode ter embolsado.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!