A decisão do Instagram de remover uma postagem brasileira que falava sobre o ayahuasca, um chá potencialmente alucinógeno, acabou sendo indeferida pelo Comitê de Supervisão do Facebook (que agora atua sob o nome de Meta). O órgão, criado internamente para fiscalizar as decisões da empresa, disse que a publicação não viola as diretrizes da comunidade.

O post foi feito em julho deste ano e publicado na conta de uma escola de espiritualizadas do Brasil. Segundo a rede social, o conteúdo violava as diretrizes sobre uso de drogas não médicas. No entanto, o Comitê entendeu que as regras de uso que foram quebradas são apenas do Facebook e na época ainda não se aplicavam ao Instagram.

publicidade

Post sobre chá ayahuasca removido do Instagram

“O Comitê está preocupado com o fato de a empresa continuar a aplicar os Padrões da Comunidade do FB no IG, sem dizer de forma transparente aos usuários que está fazendo isso”, escreveu ele em sua decisão. 

Na época da postagem sobre o chá, as diretrizes do Instagram falavam apenas sobre a compra e venda de medicamentos na plataforma. O órgão ainda comentou a justificativa da rede social de que a remoção era para proteger a saúde pública. Segundo a decisão, o chá citado pode ser considerado como uma prática cultural e que a plataforma não deve proibir discussões sobre esse tipo de temática.

publicidade

Leia mais:

“O Comitê não entende por que Meta não pode atualizar imediatamente a linguagem nas Diretrizes da comunidade do Instagram para informar isso aos usuários. Meta também não disse ao usuário, neste caso, que parte de suas regras ele violou”, completou ainda.

publicidade

A Ayahuasca do post apagado do Instagram é um chá à base de plantas com propriedades psicoativas que tem usos religiosos e cerimoniais, incluindo entre grupos indígenas, principalmente na Amazônia.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!