Como muita gente usou o Instagram para postar suas retrospectivas do Spotify e alguns outros fizeram o mesmo com a Deezer, a rede social resolveu lançar a própria ferramenta para relembrar o ano. O “Playback” vai permitir criar e compartilhar os 10 melhores stories do ano em uma lista de reprodução.

Porém, diferente das retrospectivas dos aplicativos de música, os usuários do Instagram poderão “roubar” um pouquinho no jogo. No Playback, será possível editar, adicionar e até mesmo remover quais stories aparecerão na lista de reprodução que será exibida para os seguidores.

publicidade
Usuários poderão escolher até dez stories como os seus “melhores do ano” para o Playback. Crédito: Instagram/Divulgação

Para participar da brincadeira, os usuários do Instagram receberão uma mensagem no feed com um convite para criar uma lista de reprodução. Em seguida, serão mostrados os stories que poderão ser adicionados ao playback. Ao clicar no adesivo “2021”, será possível visualizar e compartilhar a lista de reprodução.

O Instagram fez do jeito certo?

Retrospectivas no Instagram não são exatamente uma novidade, porém, podemos dizer que o Playback é a primeira iniciativa oficial da rede social fundada por Kevin Systrom. Anteriormente, muitos aplicativos de terceiros possibilitaram a criação das chamadas “top nine”.

Leia mais:

Essas seleções são nada menos do que as nove fotos mais populares de um usuário no ano, que podem voltar ao topo do feed. Porém, como são feitas por ferramentas de terceiros, na maioria das vezes, criar uma grade desse tipo pode custar a divulgação de informações pessoais para alguém não muito bem intencionado.

Grades já existem

O Instagram possui ferramentas nativas que permitem aos usuários criar grades de fotos, porém, não existe uma versão da ferramenta com revisão anual, o que permitiria a  criação automática de uma retrospectiva. Na contramão disso, a “rede irmã” do Instagram, o Facebook, oferece um vídeo automático de retrospectiva.

O Playback deve chegar ao Instagram já nesta quinta-feira (9) para boa parte dos usuários, porém, de acordo com a empresa, o recurso deve ser disponibilizado para todos os usuários somente na semana que vem.

Via: The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!