A Dell apresentou o Concept Luna, um notebook criado em parceria com a Intel com o desafio de ser mais sustentável, e todo projetado para ser reciclável e reutilizável. Assim, O Luna pode ser aberto com facilidade para revelar seus componentes, feitos para serem reaproveitados em outros notebooks.

Segundo a Dell, a ideia partiu do princípio ‘E Se?‘ (não confundir com a série ‘What If …?‘ da Marvel no Disney+). A empresa diz que o Concept Luna é uma prova de conceito que usa ideias revolucionárias para tornar os componentes imediatamente acessíveis.

Como conta o Ars Technica, isso inclui mudar a posição tradicional da placa-mãe do notebook que normalmente fica em baixo do teclado, mas no Concept Luna foi movido para atrás do monitor. Assista abaixo ao vídeo de apresentação do Dell Concept Luna.

Concept Luna não será lançado, mas deve inspirar outros produtos da Dell

Infelizmente ele não deve ser lançado como um produto comercial, e sim foi criado para testar o que é possível fazer para reduzir as emissões e a pegada de carbono dos dispositivos da empresa. A empresa diz que com o Concept Luna, conseguiu reduzir em 50% a pegada de carbono do produto.

publicidade

Como isso foi possível? A placa-mãe teve seu tamanho reduzido em 75%, e usa menos 20% de componentes. A própria placa de circuito impresso é feita em um novo material, fibra de linho. Além disso, ela não usa cola, e sim um polímero solúvel em água, o que facilita a separação de componentes dos metais na hora da reciclagem.

Como já citamos, a placa fica longe da bateria na base, e assim consegue se manter resfriada mesmo sem uma ventoinha graças ao design térmico da Dell. A tela também gasta menos energia, e assim, a bateria, projetada para durar por mais tempo, não precisa ter tanta capacidade.

Facilidade de reparo do notebook impressiona

Dell Concept Luna foi projetado para ser acessível aos usuários
Dell Concept Luna foi projetado para ser acessível aos usuários / Reprodução: Dell

Segundo a Dell, o tempo necessário para abrir o case e fazer o upgrade ou troca é de uma hora e meia, com placa-mãe e demais componentes facilmente acessíveis atrás da tela. As teclas não ficam presas por cola. Além disso, o teclado pode ser facilmente removido.

Leia também

Concept Luna da Dell
Concept Luna da Dell / Reprodução: Dell

O Concept Luna pode não ser um produto comercial, mas mostra que a Dell busca formas para se tornar uma empresa ainda mais sustentável, indo além do reaproveitamento de materiais reciclados como alumínio, para literalmente permitir que seus usuários reciclem componentes como placas-mãe.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!