A Volvo anunciou na manhã desta quarta-feira (15) que vai instalar uma uma rede de abastecimento elétrico rápido em estradas do Brasil que, em sua primeira fase, é pensada para cobrir 3250 km de rodovias. A rede deve estar pronta já em abril do ano que vem.
Além disso, anunciou também que carregadores convencionais serão instalados em postos de atendimento de emergência e, o que pegou muitos de surpresa, o XC40 não terá mais versão híbrida no Brasil: apenas elétricos serão vendidos.
Grátis para todo mundo (de começo)
Os carregadores são poucos nesse começo: apenas 13 postos, instalados em várias estradas, no meio do caminho entre grandes cidades, em postos como os das redes Graal e Frango Assado. As estradas ligam as capitais São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba, várias cidades do interior de São Paulo, Uberlândia (MG), Londrina (PR), mais Baixada Santista e Litoral Norte de São Paulo.
![Mapa da rede de recarga da Volvo](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2021/12/mapa-rede-abastecimento-volvo.jpg)
De acordo com a marca sueca, esta é apenas a primeira de cinco fases que visam ampliar o abastecimento rodoviário no país.
Cada eletroposto terá um carregador rápido com 150 kWh de potência e dois plugs do tipo 2. De acordo com a Volvo, estes carregadores permitirão uma recarga de até 80% da bateria em 35 minutos. O abastecimento é (de começo) gratuito e pode ser feito por qualquer veículo com plugue compatível com o padrão CCS 2 usado por ela e pela maioria das empresas europeias, como a Volkswagen. Não precisa ser Volvo.
Segundo a empresa, a ideia geral é tornar viável vendas de veículos puros, como os próprios, diante do receio do motorista de acabar parado numa “pane seca”. Rafael Ugo, diretor de marketing do Latin America Hub para a Volvo, afirmou: “Estamos construindo essa infraestrutura para que seja algo conveniente para as pessoas. Assim, elas podem programar de forma segura e razoavelmente rápida.”
A marca sueca planeja começar a instalação dos carros em março do ano que vem. O fornecedor está ainda em processo de concorrência e deve ser anunciado nos próximos dias.
XC40 não terá mais híbrido
São, ao menos nesta fase, poucos postos, mas é um plano bem ambicioso. A Volvo quer, com isso, convencer o brasileiro a comprar carros elétricos, mesmo sem ser os dela, e vencer a resistência num país que anda patinando na migração e cuja indústria dá sinais ambíguos.
Para deixar mais que clara qual é sua ideia, além da rede de recarga, a Volvo tomou uma medida tão radical que deixou alguns dos jornalistas presentes na conferência atônitos. Chega de híbridos. Anunciou que vai deixar de oferecer o Volvo XC40 em sua versão híbrida e vender apenas o modelo 100% elétrico.
“Já vendemos todo o estoque de XC40 a combustão e não vamos renovar os produtos híbridos”, explicou João Henrique Garbin de Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil. “Eletrificação para a Volvo não é nicho, nem complemento de gama. Isso faz com que tenhamos a maior frente de eletrificação já realizada no Brasil até hoje.”Na mesma coletiva, a empresa sueca também anunciou uma parceria com a Ecorodovias para construir 52 pontos de apoio ao usuário (SAUs) da Volvo, que terão carregadores da marca do tipo comum de 11 kW.
Volvo diz que rede de recarga é parte de estratégia mundial
A Volvo, diz o executivo, decidiu que não haveria plano separado para o Brasil. “A gente acredita muito que esse é o caminho correto, esse caminho que a Volvo decidiu mundialmente, por mais que a gente acreditasse diferente no Brasil, a linha do nosso produto é global e a gente não vai fazer algo só para um país”, afirmou ao Olhar Digital.
Perguntado sobre um aparente lobby contra o carro elétrico, ele não vê impedimentos políticos: “É difícil dizer se existe um lobby antielétrico ou simplesmente manter o que já existe por mais tempo. É natural que você tenha que você tenha tecnologias de deslocamento e as montadores querem esticar isso o máximo possível.”
E conclui, explicando o que a Volvo quer com sua rede de recarga: “O que a gente quer é exatamente contar com a sociedade. A gente quer acelerar esse processo no Brasil”.
Imagem: Blue Planet Studio/Shutterstock
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