Volvo e Polestar planejam ingressar no mercado de SUVs elétricos compactos nos próximos anos, após anunciarem, respectivamente, o C40 e o 3, seus novos utilitários de alta performance movidos a bateria.

De acordo com informações da Autocar, a Volvo trabalha em um crossover compacto que cruza características do Mercedes-Benz EQA e do DS3 Crossback. O modelo — cujo lançamento ainda não tem previsão — seria o vetor de um plano da montadora sueca que mira atingir, em 2025, metade das vendas globais apenas com veículos elétricos.

publicidade

Ainda não há detalhes sobre o nome do carro — havia rumores de que o modelo seria chamado de “XC20”, mas a Volvo descartou.

Este também será o primeiro modelo da montadora sueca a ser construído sobre a SEA, a plataforma aberta da Geely. Nesta base modular, são feitos atualmente o Smart Concept #1, o primeiro SUV elétrico da montadora alemã, e o Zeekr 001, feito pela marca homônima da China.

Especula-se que o Zeekr 001 permita uma autonomia de 700 km, o que indica que o novo modelo de entrada da Volvo terá uma boa média de alcance.

Outra característica da arquitetura SEA é a presença de suspensão com redução automática, função de reconhecimento facial e compatibilidade de atualização over-the-air — como já acontece com os modelos mais recentes da Tesla.

Marca-irmã da Volvo, a Polestar deve lançar em 2023 um segundo SUV elétrico. O modelo será posicionado numa gama entre o 2 e o 3 em termos de tamanho e direcionado para o mercado popular, sendo um pouco menor do que o 3 e com um teto mais curvado. O chefe técnico da marca sueca, Thomas Ingenlath, afirma que o espaço interno do SUV não será comprometido.

Ainda segundo a Autocar, este SUV da Polestar deve ser muito semelhante ao C40 Recharge, da Volvo, e pode utilizar a mesma plataforma CMA — também adotada por Geely e Lynk. Se isso se confirmar, o utilitário deverá contar com uma bateria de 78 kWh e tração integral.

Imagem: Yauhen D/Shutterstock (a foto é do XC40, principal SUV elétrico da Volvo no mercado europeu)

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!