É consenso entre os cientistas que todas as partículas de matéria comum têm um parceiro de antimatéria com características opostas – e que, quando a matéria interage com a antimatéria, as duas se aniquilam. Isso torna nossa existência um mistério, pois os cosmologistas têm certeza de que, no início do universo, quantidades iguais de matéria e antimatéria foram produzidas – e esses “parceiros” deveriam ter se destruído uns aos outros.

No entanto, a matéria existe, e os pesquisadores estão, pouco a pouco, descobrindo os motivos.

Uma razão potencial pode estar nas chamadas “bolas Q”, “protuberâncias” teóricas que se formaram nos primeiros momentos após o Big Bang, antes que o universo inflasse rapidamente como um balão.

Nos primeiros momentos após o Big Bang, protuberâncias chamadas “bolas Q” teriam sido expelidas, contendo quantidades diferentes de matéria e antimatéria. Imagem: Luis G. Vergara – Shutterstock

De acordo com o site Live Science, esses objetos conteriam sua própria assimetria matéria-antimatéria, o que significa que dentro de cada bola Q existiriam porções desiguais de matéria e antimatéria.

Desse modo, quando as bolas Q “estouraram”, elas teriam liberado mais matéria do que antimatéria – e desencadeado ondulações gravitacionais no espaço-tempo.

Estrutura do universo é formada por diferentes campos quânticos

Agora, um estudo mais recente, publicado na revista Physical Review Letters, indica que, se esses objetos realmente existissem, poderíamos detectá-los usando ondas gravitacionais.

De acordo com a física de partículas, a estrutura do universo é coberta por diferentes campos quânticos, cada um dos quais descreve alguma propriedade (como o eletromagnetismo, por exemplo) em todos os pontos do espaço. As flutuações nesses campos dão origem às partículas fundamentais que constituem a nossa realidade física.

Para tentar visualizar como esses campos funcionam, imagine uma cama elástica com uma bola de boliche no centro. A forma que a bola de boliche dá à rede da cama elástica representa com quanto de energia qualquer ponto do campo está contribuindo para o universo – quanto mais próximo da depressão central, maior a energia potencial. Assim como a forma da superfície da rede governa como uma bola de gude rolaria ao redor da bola de boliche, a “forma” de um campo governa o comportamento do campo.

Uma teoria proposta em 1985 pelos físicos Ian Affleck e Michael Dine, da Universidade de Princeton, busca explicar a assimetria matéria-antimatéria do universo dizendo que os campos que governavam aquela inflação inicial do cosmos semelhante a um balão tinham que ser muito rasos em ordem para que essa inflação ocorresse – ou seja, a bola de boliche no centro da cama elástica não era muito pesada.

E, da mesma maneira que uma bola de gude rolando em torno da depressão rasa de uma bola de boliche não ganha nem perde muita velocidade, a forma do campo significa que a energia que governa a inflação do universo permanece uniforme.

Como a inflação requer essa uniformidade, a cama elástica não pode interagir muito fortemente com quaisquer outros campos (essencialmente outras camas elásticas) para criar partículas. No entanto, de acordo com a teoria de Affleck e Dine, esse campo interagia com outros de uma maneira que criava mais partículas de matéria do que partículas de antimatéria. Para se manter uniforme, o campo continha essas partículas em “pedaços”.

“Esses pedaços são chamados de bolas Q. Eles são apenas pedaços de campo”, disse o autor principal do estudo mais recente, Graham White, físico do Instituto Kavli de Física e Matemática do Universo.

Dissolução das bolas Q geram ondas sonoras, que produzem ondas gravitacionais

Segundo White, conforme o universo se expandia, essas bolas Q ‘pairavam’ por aí. “E, eventualmente, elas se tornam a parte mais importante do universo em termos de quanta energia há nelas em comparação com o resto do cosmos”.

Como não duram para sempre, quando as bolas Q desaparecem – salpicando o universo com mais matéria do que antimatéria – elas o fazem tão repentinamente que produzem ondas sonoras.

De acordo com os pesquisadores, essas ondas sonoras atuam como uma fonte para as ondulações no espaço-tempo conhecidas como ondas gravitacionais, que podem ser medidas aqui na Terra por detectores como o Laser Interferometer Space Array (LISA) da Nasa, e o telescópio subterrâneo Einstein.

White acredita que estamos em um “ponto excitante” em que, se qualquer um dos paradigmas que tentam explicar a assimetria matéria-antimatéria do universo estiver correto, provavelmente será possível prová-lo. “Há um monte de máquinas que estaremos ligando na década de 2030 que podem ver essas ondas gravitacionais”, disse White. “Se os virmos, isso é realmente emocionante.”

Mesmo que os detectores não consigam encontrar essas ondulações das bolas Q, isso também é uma boa notícia, segundo White, “porque significa que teorias mais simples estão provavelmente corretas – e são mais fáceis de testar”, disse ele. “Então, de certa forma, é um pouco impossível de perder”.