A Organização Mundial de Saúde (OMS) aprovou a oitava vacina contra Covid-19 para uso emergencial nesta sexta-feira (17). Trata-se da Covovax, a versão indiana da Novavax. O imunizante não é utilizado no Brasil.

Curiosamente, a versão original da Novavax, produzida por uma empresa de biotecnologia dos Estados Unidos, ainda não foi aprovada pela OMS. A agência diz que aguarda recomendação das autoridades europeias para fazer a avaliação do imunizante. 

OMS aprova versão indiana da Novavax

A versão aprovada agora é produzida no Instituto Serum, o mesmo que produz uma versão da AstraZeneca utilizada no Brasil e que também já foi aprovada pela OMS.

Leia mais:

publicidade

A Covavax é aplicada em duas doses e precisa ser mantida em temperaturas entre  2ºC a 8°C. A OMS deve informar nos próximos dias recomendações de uso, como público alvo e contra indicações.

A vacina, assim como outras contra a Covid-19, atua na proteína S, principal porta de entrada do vírus nas células do corpo humano. O imunizante utiliza uma tecnologia de baculovírus para modificar a proteína S.

“Mesmo com o surgimento de novas variantes, as vacinas continuam a ser uma das ferramentas mais eficazes para proteger as pessoas contra doenças graves e morte por Sars-CoV-2”, explicou a brasileira Mariângela Simão, subdiretora geral da OMS para Acesso a Medicamentos e Produtos de Saúde.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!