Um professor indiano de 50 anos bateu o recorde de número de cálculos renais, as famosas pedras nos rins, em uma única cirurgia. O homem, que não teve seu nome divulgado, teve assustadoras 156 pedras retiradas de seus rins de uma vez só.

Segundo os médicos, esse foi o maior número de cálculos renais removidos de um único paciente no país, independente do número de cirurgias. De acordo com os chefes do hospital, o professor desenvolveu uma dor insuportável repentinamente, após chegar ao hospital, foi constatado o grande aglomerado de pedras.

Até aí, tudo bem…

Além da quantidade impressionante de cálculos renais, o professor recebeu mais más notícias após chegar ao hospital. Durante exames de imagem, os médicos descobriram que os cálculos renais estavam no abdômen do rapaz, ao invés da posição normal das pedras, que seria no trato urinário.

Contudo, a ocorrência repentina de dor fez com que fosse necessário que o paciente passasse por uma série de exames de imagem. Após a avaliação clínica, os médicos decidiram remover os cálculos renais por meio de duas cirurgias pouco invasivas, a laparoscopia e a endoscopia.

publicidade

Cirurgias pouco invasivas

A opção escolhida foi muito menos invasiva em comparação com uma cirurgia tradicional e de grande porte, porém, a cirurgia foi muito mais demorada. Tanto pela quantidade de cálculos renais presentes no paciente, quanto pelo método escolhido, a extração de todas as pedras durou mais de três horas.

Leia mais:

De acordo com os médicos, a opção pela laparoscopia, em conjunto com a endoscopia, evitou que o professor tivesse uma grande cicatriz na região abdominal. Ao invés disso, uma pequena abertura permitiu que todas as pedras fossem extraídas completamente. Agora, o paciente está bem e já voltou à sua rotina diária.

Beba água!

Mulher segurando um copo com água
Uma das causas principais causas de cálculos renais é a baixa ingestão de água. Imagem: Fizkes/Shutterstock

Os cálculos renais são compostos por produtos químicos, que, em tese, deveriam ser eliminados na urina. Porém, caso a pessoa não tome a quantidade recomendada de água por dia, essas substâncias podem se acumular, se juntar e virar pedras, que causam dores, infecções e, possivelmente, danos aos rins.

Entre os principais sintomas dos cálculos renais estão fortes dores na parte lateral do abdômen, enjôos e vômitos.

Via: Gaúcha ZH

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!