Tapete funciona como base de carregamento sem fio para baterias de e-scooters

Empresa com sede na Letônia apresenta uma espécie de tapete para carregamento sem fio de e-scooters de forma conveniente e rápida
Ronnie Mancuzo23/12/2021 17h28, atualizada em 24/07/2025 12h28
Patinete sobre o tapete de carregamento sem fio
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Meredot, uma empresa europeia com sede na Letônia, está apresentando uma espécie de almofada (ou tapete) que funciona como uma base de carregamento sem fio para baterias de e-scooters. Bem ao estilo MagSafe para carregar iPhones por meio de indução, esta base pode ser uma opção para evitar problemas de troca de baterias de veículos que cada vez mais surgem no transporte urbano.

Ou seja, o foco está em permitir que o usuário possa recarregar sua e-scooter de maneira mais rápida e conveniente. E fácil, já que basta colocar o patinete elétrico em cima do tapete para ele ter sua bateria carregada, em ângulos que vão de 10 a 15 cm com relação à posição da base.

Leia mais:

três modos de posicionar o patinete no tapete
Imagem: Divulgação/Meredot

Carrega até “debaixo do chão”

As informações são de que o tapete pode ser instalado em qualquer espaço público, diretamente na superfície ou até mesmo embaixo de um piso, com sua tecnologia permitindo o carregamento sem fio por contato, bem como o carregamento pelo ar. Segundo a empresa, a transferência de potência para a bateria do patinete elétrico pode ocorrer a mais de 15 cm de distância com mais de 93% de eficiência.

Nessas condições, a base pode funcionar corretamente sem ser afetada por neve, chuva, asfalto, gelo e pode lidar com temperaturas entre -30° a 50° Celsius. Além disso, a Meredot afirma que seu tapete de carga é compatível com todas as e-scooters populares que existem.

Ilustração do tapate sob um tipo de piso
Imagem: Divulgação/Meredot

Três pontos básicos permitem o funcionamento do produto, sendo a parte de hardware o próprio tapete e uma espécie de receptor, que é instalado na scooter elétrica. A Meredot diz que instala o dispositivo no local, para que o fabricante da e-scooter não tenha que fazer isso.

O terceiro componente do sistema de carregamento é o software, que permite ao operador ver dados importantes, como quais scooters foram carregados, quando, quanto e assim por diante. Futuramente, as expectativas da empresa são de que a plataforma possa ser usada para recarregar outros veículos e dispositivos elétricos, como e-bikes e cadeiras de rodas.

O sistema de carregamento foi desenvolvido em apenas seis meses – desde que a Meredot construiu seu primeiro protótipo de laboratório – e o tapete que funciona como carregador sem fio já está pronto para compra. Entretanto, no momento, para adquirir o produto, é necessário entrar em contato com a empresa por meio de um formulário em seu site.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.

Ronnie Mancuzo
Redator(a)

Ronnie Mancuzo é analista de sistemas com especialização em cybercrime e cybersecurity | prevenção e investigação de crimes digitais. Faz parte do Olhar Digital desde 2020.