Cinema e Streaming

Morre aos 87 anos Joan Didion, roteirista de “Nasce Uma Estrela”

A escritora, jornalista e roteirista americana Joan Didion morreu hoje, vítima de complicações causadas pela Doença de Parkinson.

Didion deixa uma obra que romances de ficção e não-ficção, diversos ensaios e roteiros de cinema, a maioria assinados por ela em parceria com o marido já falecido, John Gregory Dunne.

Entre eles, está “Nasce Uma Estrela”, de 1976, indicado ao Oscar em quatro categorias, vencendo a de Melhor Canção Original. O filme ganhou uma nova versão em 2018 com Bradley Cooper e Lady Gaga e foi indicado ao Oscar em oito categorias, vencendo também a de Melhor Canção Original.

Leia mais!

Joan Didion também roteirizou outros filmes como “The Panic in Needle Park” (1971), “Play It As It Lays” (1972) – história que também foi escrita por ela -, “Confissões Verdadeiras” (1981) e “Íntimo & Pessoal” (1996).

Seu último trabalho a chegar às telonas foi “A Última Coisa que Ele Queria”, de 2020, que conta a história de uma jornalista que abandona a cobertura da campanha presidencial para ajudar o pai num acordo de negócios. O filme é estrelado por Anne Hathaway e Ben Affleck.

Em 2017, a Netflix lançou o documentário “Joan Didion: The Center Will Not Hold”, centrado na vida da romancista e dirigido pelo sobrinho dela, Griffin Dunne.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Esta post foi modificado pela última vez em 23 de dezembro de 2021 20:01

Compartilhar
Publicado por
Ana Luiza Figueiredo