Reunir a família no Natal é uma tradição presente em diversas famílias brasileiras que foi atrapalhada pela pandemia em 2020, pois a melhor saída para evitar a contaminação pela Covid-19 era manter o isolamento social.  

No entanto, em 2021 é possível enxergar uma luz no fim do túnel já que 65% da população do Brasil está completamente vacinada contra a doença, o que levou diversas famílias a terem a certeza de que podem voltar a se reunir para o Natal e Réveillon.  

publicidade

No entanto, é importante ressaltar que mesmo com a vacina contra a Covid-19, ainda é necessário tomar cuidado com as aglomerações, mesmo que entre familiares. A pandemia ainda não acabou e novas cepas, como a Delta e Ômicron estão circulando.  

Leia também!

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, chegou a pedir que a população mundial reavaliasse a necessidade de se reunir neste fim de ano. “Um evento cancelado é melhor do que uma vida cancelada. É melhor cancelar agora e celebrar depois do que celebrar agora e lamentar depois”, disse Adhanom.  

Caso você e sua família tenham a certeza que vão se reunir, confira algumas dicas que podem aumentar a segurança no momento da sua ceia de Natal.  

Use máscara  

A utilização das máscaras de proteção contra a Covid-19 pode até não ser a coisa mais confortável, mas é uma medida segura e eficaz contra a contaminação. É importante manter o uso do equipamento até mesmo durante a noite de Natal e, em momentos de refeição, lembre-se de manter o distanciamento de outros convidados.  

Também é essencial higienizar as mãos frequentemente, seja com água e sabão ou álcool gel, principalmente antes da ceia.  

Ambiente ao ar livre  

Se possível, realize a sua festa de Natal em ambientes ao ar livre, em que a circulação de ar é contínua. Caso não tenha este espaço em sua casa, abra todas as janelas e portas, deixando que o ar entre a todo momento.  

Família de máscara na ceia de Natal
Covid-19: confira dicas para deixar sua ceia de Natal mais segura. Imagem: Yuganov Konstantin/Shutterstock

Convidados vacinados 

A lista de convidados deve ser muito bem pensada. Ainda não é o momento de lotar a casa com todos os familiares existentes. Chame os mais próximos e, se possível, garanta que todas as pessoas que vão te visitar tenham tomado a vacina contra a Covid-19.  

Não compartilhe copos e talheres 

Uma das coisas que mais chamam atenção no Natal é a mesa farta com uma ceia que sempre é deliciosa. Porém, preste atenção no momento em que você for comer e não compartilhe, em hipótese alguma, os talheres e copos que estiver usando. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!