A vacinação infantil contra a Covid-19 é a pauta mais debatida nos últimos dias. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou que os imunizantes da Pfizer fossem utilizados em crianças de 5 a 11 anos, no entanto, o presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou a posição do órgão regulamentador.  

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou na noite desta quinta-feira (23) que a vacinação de crianças de cinco a 11 anos de idade só será permitida mediante prescrição médica. A decisão foi comunicada durante uma entrevista coletiva concedida pelo ministro para dar esclarecimentos sobre a imunização infantil.  

publicidade

Leia também!

Queiroga disse que o documento com as recomendações sobre a vacinação de crianças deve ir ao ar em breve. O ministro reforçou que a “recomendação é que [o imunizante] não seja aplicado de forma compulsória”.

publicidade

No entanto, as declarações de Marcelo Queiroga não fazem sentindo para técnicos da Anvisa. Membros do órgão ouvidos pela jornalista Andréia Sadi apontam que a prescrição médica sugerida só “burocratiza” o processo de imunização, especialmente para pessoas que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS).  

criança com medo da vacina
Prescrição médica dificulta vacinação infantil, diz Anvisa. Imagem: Tatevosian Yana/ iStock

De acordo com técnicos da Anvisa, quando uma vacina entra no programa de saúde pública, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) passa a exercer a função da prescrição médica, dispensando a intervenção individual de um médico para cada paciente, pois já estabelece quem pode ou não se vacinar.

publicidade

Membros da Anvisa ainda questionam como o SUS vai lidar com os milhões de pedidos de prescrição médica para vacinação infantil contra a Covid-19. O Ministério da Saúde ainda não explicou como se dará este processo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!