Disponível há anos em vários países, o 5G ainda está em seu processo de implantação no Brasil, mas a Coreia do Sul já se prepara para a conectividade 6G, e a LG fez alguns testes interessantes com a tecnologia no país. Em um evento local, a empresa apresentou o seu amplificador de potência 6G, criado em parceria com o laboratório Fraunhofer-Gesellschaft.

Vale lembrar que, em agosto desse ano, a LG e a Fraunhofer fizeram uma demonstração bem sucedida em Berlim, Alemanha, transmitindo sinal 6G estável em um ambiente aberto. Esse é o mesmo transmissor que agora foi testado na Coreia, em testes com uma distância de 100 metros entre a antena e o receptor.

publicidade

A empresa está participando da 2021 Korea Science and Technology Exhibition em Ilsan, Coreia do Sul, que aconteceu do dia 22 até ontem, dia 24.

Tecnologia de Beamforming da LG direciona dados em redes 6G

Usando a banda de frequência 6G terahertz (THz), uma transmissão poderia chegar velocidades realmente impressionantes de até 1 terabit por segundo (Tbps), mas para resolver as dificuldades técnicas na transmissão, vão ser necessárias várias tecnologias específicas, e que a LG já está desenvolvendo.

publicidade

Assim, a LG apresentou uma tecnologia criada em parceria com a Keysight Technologis Inc., um direcionador que faz o beamforming adaptativo, direcionando os dados diretamente para o aparelho receptor. Além disso, outra tecnologia digna de registro é a Full-Duplex (FDR), que transmite e recebe dados de forma simultânea usando a mesma frequência.

Leia também

publicidade

Não adianta ficar muito animado, pois as redes 6G ainda vão demorar muitos anos. Os padrões do 6G devem ser definidos até 2025, mas a previsão é que o 6G só comece a ser comercializado a partir de 2029. Pode demorar, mas o 6G também vai chegar por aqui, já que a Anatel pretende regular o padrão também em 2025.

Fonte: FoneArena

publicidade

Imagem: Photon photo (Shutterstock)

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!