Sabe quando precisamos do número de algum documento inacessível no momento e a única – e primeira – opção que resta é pesquisar no famigerado Google? Pois é, quem nunca recorreu a internet nesta hora que atire a primeira pedra.

Assim, dentre os tantos documentos – e seus números – um dos mais buscados é o NIS (Número de Identificação Social), número de cadastro de cidadãos que possuem direito de participar de programas sociais do Governo Federal. Atrelado ao Cadastro Único (CadÚnico), a identificação permite a inscrição no Bolsa Família (ou Auxílio Brasil) e o Minha Casa, Minha Vida (ou Casa Verde Amarela).

publicidade

Leia mais!

Para ter um número NIS é necessário se cadastrar no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) de seu município. Caso não se lembre do número, é possível descobrir pela internet, através do portal de Consulta Cidadão do Governo. Veja abaixo como fazer!

publicidade

Como descobrir o meu NIS pela internet?

  1. Acesse o Consulta Cidadão;
  1. Digite os dados solicitados, como nome completo, data de nascimento e nome da mãe;
  1. Em seguida, assinale a caixa de verificação “Não sou o robô” e clique em “Emitir Certidão”;

Uma nova página irá se abrir contendo o número do seu NIS e outras informações. Caso queira, você pode imprimir o documento na aba “Ação” e mantê-lo em sua carteira para outras ocasiões.

Vale lembrar que o Consulta Cidadão – ou CadÚnico – também possui aplicativo, disponível para Android e iOS em suas respectivas lojas de apps. Com o app instalado, também fica acessível a consulta ao número a qualquer hora.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!