A época festiva do final do ano tende a ser uma temporada alegre, mas muitas pessoas se sentem meio estranhas após as comemorações. O que há no Natal que faz as pessoas se sentirem assim? De acordo com os psicólogos, o sentimento de ‘blé’ é como um baixo astral que costuma ser temporário e sem causa específica, só que por outro lado, pode ser mais duradouro e causar a sensação de vazio.

Uma das razões pelas quais as pessoas se sentem assim no Natal está relacionada aos objetivos, ou seja, estabelecer metas é uma necessidade humana básica, mantendo a motivação. E mais importante do que ter objetivos é ver o progresso e conquista, aumentando as emoções positivas.

Organizar reuniões, decorar sua casa, planejar o jantar são atividades que visam cumprir a meta de ter um bom Natal. Porém, o problema com os objetivos é que, quando não alcançados, deixam as pessoas desanimadas.

Sendo assim, a melhor maneira de corrigir isso é criando outra meta, como algo para janeiro ou virada de ano, tornando uma força motivadora para impulsionar o seu bem-estar. Inclusive, o corpo tem um papel importa para a conquista dos seus objetivos, tanto que também pode dar uma sensação estranha no Natal pois – em média – as pessoas ganham alguns quilinhos.

publicidade
Família de máscara na ceia de Natal
Imagem: Yuganov Konstantin/Shutterstock

O ganho de peso não é o único problema que as pessoas enfrentam depois do Natal. Além disso, elas mudam as suas rotinas significativamente: comem mais, bebem mais e dormem mais, sendo que tudo isso afeta o humor. Portanto, para tirar a sensação estranha depois do Natal, é fundamental estabelecer uma rotina nova e mais saudável. 

O astral mais para baixo também pode estar relacionado ao que chamam de ‘efeito fim de semana’. Isso porque o humor das pessoas aumenta durante o fim de semana devido à maior autonomia e acaba piorando assim que o fim de semana acaba. 

Leia mais:

Um efeito semelhante ocorre com alguns no final do Natal, especialmente aqueles que precisam voltar ao trabalho logo depois. A ideia de o Natal ter acabado e de voltar à velha rotina pode instigar a sensação de estranheza. Por isso, algumas práticas podem ajudar a ter mais otimismo, como imaginar um futuro em que tudo saiu como planejado.

Independentemente das razões para se mal, é válido e importante que seja reconhecido a sensação de falta de objetivo para que possa fazer algo a respeito. Isso pode incluir aumento da atividade física, ingestão de alimentos nutritivos e planejamento. Afinal, amanhã é outro dia.

Fonte: Medical Xpress

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!