Segundo um anúncio da própria companhia, os celulares BlackBerry vão parar de funcionar definitivamente em 4 de janeiro de 2022. Aparelhos rodando a versão do software BlackBerry 7.1 ou mais antiga, BlackBerry 10, ou o SO de tablet BlackBerry PlayBook “não vão mais funcionar de maneira confiável”, diz a declaração.

Isso significa que celulares BlackBerry, mesmo com Wi-Fi ou rede de celular, não poderão fazer chamadas, mandar mensagens de texto, usar dados, mandar SMS, nem mesmo fazer chamadas para números de emergência. Vale apontar que BlackBerrys rodando Android continuam funcionando normalmente.

No começo dos anos 2000, a BlackBerry chegou a dominar 50% do mercado de celulares nos EUA. Mas com a ascensão do Android e iOS, a marca acabou caindo vertiginosamente. Em 2017, as vendas de smartphones BlackBerry ficaram em 0%.

A BlackBerry já prometeu voltar ao topo algumas vezes. Em 2013, por exemplo, quando a empresa lançou o SO BlackBerry 10, que não deslanchou, depois em 2015, quando os aparelhos passaram a rodar Android, mas isso também não deu certo.

publicidade

Leia mais:


Em 2020, a empresa americana OnwardMobility comprou os direitos para produzir celulares BlackBerry, e prometeu um aparelho com 5G e teclado físico para 2021. Bom, considerando que o site da companhia não é atualizado desde janeiro deste ano, parece que o projeto não saiu do papel.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!