A nomenclatura pode parecer incauta e sem inspiração, mas o Fat Truck certamente compensa nos benefícios. Lançado pela empresa canadense Zeal Motor, sediada na província do Québec, esse caminhão de 3 metros de altura e pneus de medidas enormes (1,64 m de diâmetro e 64 cm de seção) foi projetado para operar em condições extremas com facilidade. Um veículo tão gigantesco que sequer possui embreagem — pois se tivesse, haveria perigo dela queimar durante uma jornada.

Para compensar o gargalo na transmissão, o Fat Truck opera através de um sistema hidrostático com motor a diesel quatro-cilindros de 2,2 litros. A potência gerada de 68 cv e 21,2 kgfm é transferida por meio de duas bombas para um par de correias, uma em cada lado do veículo, com dez marchas à frente e dez reversas em configuração alta e baixa.

publicidade
Fat Truck, caminhão 4x4 da Zeal Motor
Zeal Motor/Divulgação

Não é exatamente o mais potente para um veículo off-road, mas o fato de cada correia ser feita de fibra de carbono e medir 5 centímetros de largura ajuda para um funcionamento limpo e sem complicações.

Em um piso de terra ou asfaltado, o caminhão atinge uma velocidade máxima de 40 km/h; já em córregos, riachos ou pântanos, a velocidade é reduzida para 5 km/h. É também anfíbio, equipado com tração 4×4 e capaz de subir rampas de até 35º e descidas de até 22º.

Controle por joystick

O Fat Truck é controlado por meio de um joystick, enquanto a transmissão hidrostática permite ao motorista mover para frente e para trás com o pedal. Como o caminhão não tem embreagem, o motorista não precisa engatar marchas ao se deslocar em superfícies acidentadas ou de baixa aderência, o que permite uma flexibilidade no manuseio. No mais, o veículo pode ser embelezado com ar condicionado, rádio com Bluetooth e câmera reversa.

Fat Truck, caminhão 4x4 da Zeal Motor
Zeal Motor/Divulgação

O Fat Truck está disponível em duas versões. O modelo 2.8 C, com cabine, possui uma primeira fila de assentos para duas pessoas e espaço atrás para mais seis passageiros. Já o modelo 2.8 P é uma picape capaz de transportar até 2,2 toneladas de produtos. O preço-base para o caminhão é de US$ 127.500 (aproximadamente R$ 721 mil, sem taxas de importação).

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!