Apesar de várias origens para a Rebelião serem especuladas, uma das muitas cenas deletadas de “Star Wars: A Vingança dos Sith” indica que o começo da Rebelião contra Palpatine na verdade aconteceu muito antes de “Uma Nova Esperança”.

No novo filme “Solo: Uma História de Star Wars”, acompanhamos uma gangue de saqueadores liderados por Enfys Nest, que acaba se tornando uma das primeiras células rebeldes, enquanto em “Star Wars Rebels” vemos a formação gradual da Aliança Rebelde.

publicidade

Mas a cena deletada em questão, de “Star Wars: A Vingança dos Sith” indica que a fagulha para o começo da Rebelião na verdade começou bem antes, quando Palpatine assumiu o controle da República.

Confuso com a ordem dos filmes? Dá uma conferida nesse artigo aqui!

Ao longo da trilogia prequela, que foi lançada entre os anos 1990 e 2000, vemos Palpatine ir aos poucos se colocando em posição para assumir o poder, plantando os Clones na República até usá-los para a Ordem 66, que exterminou os Jedi.

Mas, apesar de a maioria das pessoas não suspeitarem das intenções de Palpatine e aceitarem a situação que foi colocada, nem todos os senadores caíram nessa. Na cena deletada em questão, vemos Padmé e Bail Organa numa espécie de reunião com alguns outros senadores. Entre eles está Mon Mothma, que aparece futuramente em “Rogue One: Uma História de Star Wars”.

Ali eles discutem as mudanças bruscas no Senado e buscam colocar algum plano em ação. Na cena, vemos Bail dizer: “Nós não podemos deixar mil anos de democracia desaparecer… sem uma luta”. Mothma, na sequência, assegura aos demais senadores que não são separatistas tentando deixar a república, e sim preservar a democracia.

Por fim, Bail dá a fala que indica que o nascimento da Rebelião aconteceu bem antes do que muitos imaginavam: “A Senadora Mon Mothma e eu estamos formando uma organização para…”, diz ele, antes de ser cortado por Padmé, que se vê incrédula com o caminho que as coisas vão tomando.

Apesar de o grupo não parecer estar buscando começar uma guerra, que viria a acontecer no futuro, a Rebelião claramente começou assim que Palpatine se tornou Imperador. Outro indicativo é que o planeta natal de Bail, Alderaan, foi o escolhido para a primeira demonstração do poder da arma destruidora de planetas, a Estrela da Morte.

Leia mais!

Mesmo que a trilogia prequela receba críticas pela quantidade de política incluída nos filmes, essa cena deletada mostra como as pessoas de fato viam a formação do Império. Apesar de os Senadores que se opunham a Palpatine não darem as caras até os acontecimentos que vemos em “Star Wars Rebels”, a cena mostra que a destruição do Império já vinha sendo planejada há muito tempo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!