Esquecer a carteira não é mais um problema em pleno 2022. Seja por falta de dinheiro físico ou cartões de crédito ou débito, ou mesmo por causa da documentação. Ainda mais se estiver de carro e for parado por uma blitz. Os motoristas podem ter no telefone celular a versão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito.

Mas, para ter a CNH Digital, é preciso que o documento impresso tenha o QR Code. Ou seja, carteiras emitidas a partir de maio de 2017. O app também possibilita que os motoristas tenham em mãos o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), o documento do veículo.

Leia mais:

Os documentos no celular têm o mesmo valor jurídico das respectivas versões impressas e ainda têm as vantagens de maior mobilidade, praticidade e comodidade. Ainda é possível, por exemplo, compartilhar informações com a exportação do PDF da assinatura digital no padrão da ICP-Brasil com validade legal e cópias digitalizadas da habilitação.

publicidade

O Olhar Digital te ensina como acessar a carteira de habilitação através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

Como usar a habilitação no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito:

  1. Vá até a Play Store, caso tenha um smartphone com sistema operacional Android, ou até a App Store, caso o aparelho seja iOS, e pesquise por “Carteira Digital de Trânsito”. O aplicativo aparece em destaque.
  2. Na Play Store é preciso selecionar e em seguida clicar em “Instalar”, depois “Abrir”. Já na App Store é possível clicar direto em “Obter” e depois em “Abrir.
Depois de clicar em “Instalar” ou “Obter”, clique em “Abrir”. Imagem: Reprodução

3. Depois de abrir o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, é preciso realizar o login. Clique em “Entrar com gov.br”, informe o CPF e em seguida informe a senha (criada para acesso ao gov.br). Depois, aperte em “Entrar”. Depois clique em “entrar”.

4. Como este será o seu primeiro acesso no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, é preciso realizar a atualização do cadastro. No campo “Celular”, informe o seu número.

5. Aperte no botão “Enviar código”. Você vai receber um SMS com um código, que deve ser usado dentro do aplicativo.

6. O aplicativo vai solicitar uma autorização para a utilização de algumas informações pessoais. Também vai apresentar os termos de uso e a política de privacidade. Clique em “Autorizar”.

7. Dentro do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, há algumas opções. A primeira é “Habilitação”. Pronto! Ao clicar ali, você vai ter sua carteira de motorista digital, com frente, verso e QR Code.

O primeiro ícone é o da habilitação. Imagem: Reprodução

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!