Nvidia apresenta oficialmente a Drive Hyperion 8, plataforma para carros e caminhões autônomos

Feita para ser “funcionalmente segura”, a Drive Hyperion 8 já pode ser encontrada nos carros elétricos de Polestar, NIO, Xpeng e Li Auto
Lucas Berredo04/01/2022 16h02
Caminhão autônomo da TuSimple já conta com o Drive Hyperion 8
NVidia/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Nvidia apresentou oficialmente nesta terça-feira (4) sua plataforma de última geração para carros e caminhões autônomos. A tecnologia, Drive Hyperion 8, já havia sido prenunciada durante conferência em novembro, mas somente agora os detalhes completos sobre o sistema foram divulgados. O anúncio aconteceu de forma online durante a CES 2022.

A Drive Hyperion 8 usa processadores Drive Orin, 12 câmeras surround, nove radares, 12 ultrassônicos, um sensor LiDAR frontal e três câmeras de detecção interna. Segundo o vice-presidente de automóveis da Nvidia, Ali Kani, a arquitetura foi concebida para ser funcionalmente segura, de modo que, se falhe algum dos sensores, haja um backup disponível para o carro (ou caminhão) autônomo conduzir seus passageiros a um local seguro.

Painel do Volvo Polestar com a plataforma Drive Hyperion 8
Painel de um Volvo com a plataforma Drive Hyperion 8 (NVidia/Divulgação)

Ainda que recém-lançada, a plataforma já foi incorporada aos carros elétricos da Polestar — marca ligada à Volvo — e um conjunto de empresas na China como NIO, Xpeng e Li Auto. “Esses novos carros elétricos ficarão cada vez melhores com o tempo, a cada atualização over-the-air”, explicou Kani, em conferência online. “Essas companhias irão se beneficiar de novos modelos de negócios baseados em software.”

Empresas de robotáxis (Cruise, Zoox) e de caminhões sem motorista (Plus, Volvo e Navistar) também já utilizam o sistema.

Parceria com a TuSimple

Ainda nesta terça-feira, a Nvidia anunciou que a startup TuSimple vai utilizar o Drive Hyperion 8 como base para desenvolver caminhões semiautomáticos em nível 4. Neste nível de automação, vale lembrar, o sistema de direção é capaz de investigar as condições do veículo e do piso na estrada e administrá-los sem que haja a interferência humana.

“O SoC avançado [da Nvidia] estará no centro do controlador de domínio autônomo do TuSimple, que serve como uma unidade de computação central que processa trilhões de operações por segundo, incluindo funções de percepção crítica, planejamento e atuação”, disse a Nvidia, em comunicado à imprensa.

No mês passado, a TuSimple completou a primeira viagem com caminhões de carga 100% autônomos em vias públicas, saindo de Tucson, no Arizona (EUA), em direção à cidade de Phoenix.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Lucas Berredo é redator(a) no Olhar Digital