Enquanto muita gente se esforça para encontrar os melhores ângulos, o filtro perfeito e o efeito mais incrível para postar aquela foto capaz de conquistar centenas, milhares ou até milhões de likes, a equipe responsável pelo Telescópio Espacial James Webb “pegou pesado” e fez uma selfie usando o reflexo do imponente espelho principal do observatório. Sem dúvida nenhuma, um “recurso exclusivo”.

E o registro despretensioso foi feito muito antes do tão aguardado lançamento do equipamento, que aconteceu no sábado de Natal de 2021: a foto foi tirada em 2017, mas viralizou no aplicativo Reddit nas últimas semanas, justamente em razão do lançamento.

Composto por 18 placas hexagonais de berílio revestidos com uma fina camada de ouro, o espelho principal do telescópio James Webb tem 6,4 m, e serviu como uma espécie de moldura para enquadrar os 25 membros da equipe que posaram para a foto. 

Conforme destaca o site Futurism, eles representam os milhares de cientistas que fizeram o lançamento acontecer – e que estão, de certa forma, sendo homenageados na imagem.

publicidade

Leia mais:

Telescópio Espacial James Webb está cumprindo planejamento da Nasa

Após inúmeros adiamentos, o telescópio espacial foi finalmente lançado em 25 de dezembro de 2021, no topo de um foguete Ariane 5, da Arianespace, a partir do Centro Espacial da Guiana, próximo a Kourou, na Guiana Francesa.

Felizmente, tudo ainda está indo de acordo com o plano – o que é significativo, dadas as centenas de manobras que o telescópio tem que completar para se desenrolar totalmente antes de se tornar operacional em uma órbita distante ao redor do Sol. “Tudo está bem e continua indo bem até agora”, disse Amy Lo, engenheira-chefe do principal contratante do telescópio, Northrop Grumman, durante uma coletiva de imprensa na segunda-feira (3).

Nesta terça-feira (4), a Nasa anunciou que concluiu a montagem (ou “implantação”) do escudo que protege os delicados instrumentos do telescópio espacial James Webb da luz e do calor do Sol. O processo foi iniciado há uma semana, e é considerado um dos pontos mais críticos da missão.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!