Durante sua apresentação na CES deste ano, que acontece durante essa semana em Las Vegas, Estados Unidos, a LG mostrou ao mundo que também quer entrar no caminho dos aparelhos de TV com Micro LED. Este tipo de tecnologia oferece os benefícios de painéis OLED, mas sem os problemas inerentes dos diodos orgânicos, como o burn-in acelerado.

LEDs são utilizados para grandes telas em instalações públicas, como estádios, e isso já acontece faz algum tempo. A LG é uma das empresas responsáveis por este tipo de produto, mas recentemente a Samsung resolveu diminuir consideravelmente a distância entre cada ponto de luz, levando a tecnologia para a casa das pessoas. Agora é a vez da LG fazer a mesma coisa.

publicidade

Leia também

TV LG Micro LED de 136 polegadas (Imagem: divulgação/LG)
TV LG Micro LED de 136 polegadas (Imagem: divulgação/LG)

De forma resumida, a natureza de “pixels com iluminação própria” é repetida em telas Micro LED e ela é exatamente a mesma de televisores OLED, mas sem a parte orgânica no painel. Ambas oferecem contraste beirando o infinito, já que o preto é um dos muitos LEDs, mas completamente desligado e sem emitir qualquer luz.

publicidade

A vantagem da nova tecnologia é a durabilidade, já que o burn-in é praticamente inexistente, resolvendo de vez um problema considerável das TVs OLED. Outro ponto positivo e que é compartilhado com o outro tipo de display é a reprodução de cores, como uma das melhores do mercado.

TV Micro LED da LG pode ter vários tamanhos

Outra vantagem é como o painel é feito: ele é modular. Isso significa que o tamanho físico da TV não é exatamente um limitador, já que o usuário pode ter painéis gigantescos, ou em formatos mais adequados ao que espera: como em 21:9 e não 16:9 como nas TVs tradicionais. Durante sua apresentação, a LG mostrou um televisor de Micro LED com 136 polegadas, em resolução 4K e capacidade de trabalhar com HDR.

publicidade

Ainda não existe preço para esse novo televisor Micro LED da LG, mas espere algo bem caro. Em comparação com a concorrente Samsung, um modelo com 110 polegadas custa US$ 150 mil, ou aproximadamente R$ 860 mil em conversão direta e sem considerar impostos ou frete.

O preço elevado também é consequência da tecnologia mais recente, mas a competição aumentando pode fazer a TV Micro LED ter seu preço derrubado em poucos anos – como sempre aconteceu com um novo display que chega ao mercado, como recentemente fez o OLED.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!